FRANÇA: Protestos fecham Torre Eiffel e outros pontos turísticos


Os principais pontos turísticos de Paris foram fechados nesta 3ª feira (28.mar.2023) em decorrência das manifestações generalizadas no país contra a reforma da previdência do presidente Emmanuel Macron. Até as 14h (horário de Brasília), ao menos 450 mil pessoas protestavam em Paris, de acordo com a CGT (Confederação Geral do Trabalho, em português).


Em comunicado, a administração da Torre Eiffel avisou aos visitantes que, devido à greve geral, o monumento ficará fechado durante todo o dia. O Palácio de Versalhes e o Arco do Triunfo também não abriram as portas. O funcionamento deve ser normalizado na 4ª feira (29.mar).


“Devido a uma greve nacional, a Torre Eiffel está atualmente fechada. Pedimos desculpas pela inconveniência. A Esplanada permanecerá aberta e gratuita.Visitantes com e-tickets para hoje devem verificar seus e-mails”, diz o texto.


A Torre Eiffel recebe cerca de 7 milhões de turistas por ano e é o monumento turístico mais visitado do mundo.


Na 2ª feira (27.mar), o funcionamento dos pontos turísticos também foram afetados pelos protestos. O acesso ao Museu do Louvre, por exemplo, foi bloqueado por manifestantes, impedindo o acesso de turistas. O local também está fechado nesta 3ª (28.mar).


Esse é o 10º dia de protestos contra a reforma da previdência. Os trabalhadores franceses são contra a proposta do governo de Emmanuel Macron para aumentar a idade da aposentadoria de 62 anos para 64 anos até 2030.  


Em 16 de março de 2023, o presidente da França, Emmanuel Macron, autorizou o uso do artigo 49.3 da Constituição francesa para aprovar a reforma. A medida permite que o governo aprove o projeto sem uma votação prévia na Assembleia Nacional –equivalente à Câmara dos Deputados do Brasil.


Os deputados da Assembleia Nacional francesa tentaram reverter a situação em 20 de março, no entanto, 2 moções contra o governo de Macron foram rejeitadas.


O Conselho Constitucional do país tem até 21 de abril de 2023 para decidir sobre a proposta.  


O projeto foi apresentado em 10 de janeiro de 2023 pela primeira-ministra francesa Élisabeth Borne e aprovado pelo Conselho de Ministros na 2ª feira (23.jan.2023). Eis a íntegra da proposta (966 KB, em francês).


Com informações do Poder 360


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem