EVENTO: Liderança e empreendedorismo são tema de formação para profissionais da Educação municipal de Juazeiro

 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), e o Sindicato dos Produtores Rurais, promoveu nesta quinta-feira (16), uma formação com representantes das Escolas do Campo, com o objetivo de apresentar o trabalho que será desenvolvido nas unidades de ensino e comunidades do interior.


A iniciativa teve como tema: Liderança Empreendedora na Escola do Campo, contando com mais de 40 participantes. Na ocasião, a coordenadora municipal do Programa Despertar, que trata de aspectos relacionados à Educação Ambiental, Lusilêna Pires de Jesus, falou sobre a iniciativa. “O momento foi dedicado ao fortalecimento da gestão de aprendizagem em cada realidade escolar de forma distinta, considerando a identidade cultural, ambiental, e demais especificidades das localidades onde as escolas estão inseridas, atenderemos 69 escolas, alcançando indiretamente mais de 10 mil estudantes da área rural”, disse Lusilêna.


De acordo com Bruno Emanuel Souza Coelho, Instrutor de Educação Profissional Rural e Promoção Social do Senar/BA, a formação abordou temáticas como liderança, empreendedorismo, liderança empreendedora e sala de aula no campo, estratégia para a formação de líderes empreendedores, e ferramentas e ações para desenvolver a liderança empreendedora no campo.


“A grande importância da formação foi dar o "pontapé" nas ações do evento, iniciando o processo de formação dos professores envolvidos no programa Despertar, viabilizando o desenvolvimento das atividades propostas nas escolas do campo. Espera-se que o programa continue sendo executado de forma ativa, e que todas as atividades planejadas sejam executadas ainda este ano, como a aplicação do censo agropecuário nas comunidades, criação da cooperativa mirim, e execução da feira empreendedora, concretizando um plano de ação afetivo, e ao mesmo tempo, capaz de garantir as competências e habilidades desenvolvidas, alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando o protagonismo infanto-juvenil nas escolas do campo”, comentou Bruno.


Edson Manuel de Araújo, coordenador da Escola Municipal Mandacaru, avaliou a ação. “O Programa Despertar tem ofertado a rede municipal de ensino a possibilidade de que, as lideranças das escolas do campo tenham acesso a propostas pedagógicas de estratégias inovadoras, capazes de promover novos espaços de reflexão e atuação entre escola e comunidade, facilitadoras do protagonismo juvenil dos alunos, enquanto sujeitos participativos na promoção das melhorias em sociedade. Estou muito feliz e entusiasmado com os novos aprendizados, confiante de que será de grande valia para a nossa comunidade escolar”, finalizou Edson.

Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem