CUIDANDO DE GENTE: Ambulatório de Curativos Especiais da Prefeitura de Juazeiro completa um ano de implantação e já é considerado referência no tratamento especializado de lesões complexas


Implantado na gestão da prefeita Suzana Ramos com o objetivo de tratar ferimentos de difícil cicatrização dos pacientes do município de Juazeiro, o Ambulatório de Curativos Especiais, da Secretaria de Saúde (Sesau), celebra o seu primeiro ano de funcionamento com muito êxito. O Ambulatório superou as expectativas com mais de 1.800 atendimentos realizados nos 12 meses.


O Ambulatório de Curativos Especiais trouxe um atendimento especializado e humanizado como prioriza a prefeita Suzana Ramos. “Quando decidimos implantar o Ambulatório de Curativos Especiais, inovamos a saúde de Juazeiro. Só quem convive há anos com um ferimento crônico e precisa do serviço entende a importância dessa iniciativa. É com orgulho que olho para ele, como um dos bons frutos da nossa gestão para cuidar melhor da saúde das pessoas”, destacou Suzana Ramos.


Diferente do ambulatório já existente na rede pública, que limita-se apenas ao pé diabético, o Ambulatório de Curativos Especiais do município é mais amplo e atende outros ferimentos mais complexos como úlceras de pé diabético, úlceras venosas e arteriais e feridas extensas traumáticas de acidentes, que têm um processo de cicatrização mais lento.


“Este serviço veio para somar na saúde de Juazeiro. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para um tratamento diferenciado de lesões complexas. O aumento de pacientes tem sido significativo no Ambulatório. Temos um número alto de pacientes amputados, portadores de úlceras vasculogênicas crônicas que encontram neste serviço um direcionamento para seu tratamento”, destaca a enfermeira Tatiana Benevides, que está à frente do Ambulatório de Curativos Especiais.


Desde que foi implantado, o Ambulatório de Curativos Especiais já deu 55 altas. “Inicialmente atendíamos 6 pacientes diariamente. Atualmente, mais que dobramos esse número e chegamos a atender até 13 a cada dia”, disse Tatiana. O Ambulatório de Curativos Especiais da Sesau possui 117 pacientes cadastrados. A maioria dos pacientes têm comorbidades, são hipertensos e diabéticos. “O diferencial são as coberturas especiais, que proporcionam maior conforto e cicatrizam mais rapidamente as lesões”, explicou a enfermeira especialista do serviço especializado da Prefeitura de Juazeiro.


Gratidão dos pacientes


Seu Marco Antônio Coelho, precisou fazer uma cirurgia de erisipela há 3 anos e desde então sofria com o ferimento, com dores e inchaço. Insatisfeito com a lesão crônica, o paciente não sentia melhora e pensou inclusive que iria perder a perna. Mas há dois meses, passou a ser acompanhado pelo Ambulatório de Curativos Especiais e já sente alívio e uma melhora visível. “Muita diferença, grande mesmo. Tinha dia que eu ficava desesperado e pedia para perder a perna. Este lugar aqui é uma benção”, disse Marco Antônio.


De uma queda, João Tomé Nunes acabou infeccionando o pé e isso gerou um ferimento enorme. Da UBS, foi encaminhado para o Ambulatório de Curativos Especiais. “Agora está tudo bem comigo. Não tenho do que reclamar em nada. Queria estar aqui todos os dias com ela. Hoje eu apoio o pé no chão. Ela me orienta como deve ser o tratamento. Estou fazendo tudo direito como ela falou”, ressaltou o paciente.


Em meio a tantas altas e expressões de carinho de pessoas que sofriam com ferimentos, a enfermeira do Ambulatório de Curativos da Prefeitura de Juazeiro destaca sua gratidão em poder atender a população do município. “A gente consegue devolver o paciente para o meio social dele, para melhorar a autoestima dele. Eles se sentem muito acolhidos no Ambulatório. O gratificante de tudo isso é ver que lesões que já existem há até 13 anos, a gente consegue melhorar ou aliviar o tratamento do paciente. O retorno positivo é ver esta gratidão deles. Este é um trabalho que a gente faz com amor e recebe muito carinho. Este Ambulatório foi um grande passo que a prefeita Suzana Ramos deu para a população de Juazeiro. Hoje é exemplo para outros municípios que estão pensando em implantar. É uma inovação para a saúde pública e que alivia as unidades básicas”, destacou Tatiana Benevides.


Fluxo

Os pacientes atendidos no Ambulatório de Curativos Especiais são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os atendimentos são realizados no prédio do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris) de Juazeiro.


 Ascom Sesau PMJ



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem