ARTIGO ESPECIAL DE DOMINGO: Etarismo ou 'velhofobia': entenda o debate e os termos corretos

Fotomontagem TM

Por Evandro Voltolini 


O preconceito com a velhice é um tema que cresce em importância conforme a população se torna mais velha em média — a pirâmide etária, com mais jovens do que idosos, está mudando para um funil etário, e os mais velhos tendem a se tornar maioria. 


Mas, nos últimos dias, esse assunto dominou as manchetes por um motivo inusitado: um grupo de universitárias humilhou uma colega de classe, de somente 40 anos, mas que já seria "velha" demais para estar em uma faculdade com elas. No domingo, ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, a atriz Michelle Yeoh, de 60 anos, disse: "Senhoras, não deixe ninguém dizer que você já passou do seu auge".


Esses casos — e vários outros que vemos com infeliz frequência — evidenciam o preconceito com a idade. Esse fenômeno foi definido pela primeira vez pelo gerontólogo norte-americano Robert N. Butler, ainda nos anos 1970. Ele criou o termo em inglês, "ageism", que muitas vezes é traduzido como ageísmo, mas também como etarismo ou idadismo. Esse último passou a ser utilizado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em relatórios sobre o tema. 


Alguns especialistas, como a antropóloga Mirian Goldenberg, usam o termo "velhofobia" para facilitar as discussões. Contudo, é importante observar que estereótipos relacionados à idade podem acontecer em várias etapas da vida — como acreditar que pessoas jovens são sempre inexperientes, por exemplo. Além disso, o preconceito com o envelhecimento não impacta só as pessoas idosas, como o caso das universitárias demonstrou. 


Dessa maneira, definir esse preconceito como etarismo ou idadismo seria mais correto. 


Um preconceito com o processo de envelhecer


Em conversa com o podcast Café da Manhã, da Folha de São Paulo, Mirian Goldenberg explica que o etarismo ou idadismo está relacionado aos valores sociais que exaltam a juventude — ao mesmo tempo em que demonizam o envelhecimento. Os 20 ou 30 anos seriam o auge da vida de qualquer pessoa, e passar dos 60 ou 70 seria quase uma doença


Contudo, Mirian conta que o medo da morte — que supostamente estaria próxima — não é um assunto entre os nonagenários que pesquisa. O que essas pessoas mais temem, na realidade, é a solidão e a perda da independência. Uma morte simbólica, ainda em vida, segundo ela.

 

Nesse processo, as pessoas mais velhas sofrem preconceito no mercado de trabalho, pois são vistas como incapazes, como alguém que "já deu o que tinha que dar". No convívio social, elas podem ser infantilizadas, como se não fossem seres humanos com sonhos, opiniões próprias e projetos pessoais — assim como qualquer pessoa, apenas com mais anos de vida.


Em última instância, isso causa grande impacto na saúde mental dos idosos — que podem até se sentir capazes, mas sofrem com o julgamento social. Além disso, como a professora Naira Dutra Lemos afirmou ao podcast O Assunto, isso pode levar à violência física contra pessoas mais velhas. Entre 2019 e 2020, as denúncias desse tipo ao Disque 100 aumentaram de 48,5 mil para cerca de 77 mil — foi quando mais idosos ficaram em casa com filhos e netos.


Um problema de valores


Mirian Goldenberg afirma que o etarismo ou idadismo é um problema ainda mais grave aqui no Brasil — um país que até pouco tempo era muito jovem e valoriza demais a aparência física da juventude. Em pesquisas na Alemanha, onde o movimento de envelhecimento da população já acontece há mais tempo, ela afirma que idosos ativos são vistos com mais naturalidade. 


A solução para esse problema, segundo esses especialistas, passa pela educação, as pessoas precisam entender que os idosos podem fazer o que desejarem: trabalhar, viajar, se divertir, ou ter uma vida sexual ativa, de acordo com suas possibilidades. E ainda que a saúde física possa diminuir após os 80 ou 90 anos, nem todos se tornam senis ou "voltam a ser crianças" — aliás, mesmo os idosos senis merecem respeito e tratamento digno. 


Em resumo, tratar as pessoas mais velhas como gente. 


Mas, para Mirian, mesmo que a população brasileira esteja envelhecendo como um todo e a sociedade esteja começando a questionar algumas coisas, ainda levará bastante tempo para mudar esse sistema de valores que exalta a juventude, em detrimento à velhice. 


Fonte: Artigo publicado, originalmente, no site megacurioso


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem