AEDES AEGYPTI: Secretaria de Saúde de Juazeiro segue com trabalho de combate ao mosquito e já visitou quase 29 mil imóveis este ano

Quase 29 mil imóveis já foram vistoriados pelas equipes de Agentes de Endemias da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti somente este ano. As ações, realizadas tanto na sede como no interior do município, visam a intensificação do programa de controle de dengue e outras arboviroses.


De acordo com o diretor da Vigilância em Saúde, Djalma Amorim, estão sendo realizadas visitas domiciliares a imóveis residenciais e outros espaços como terrenos baldios, borracharias, oficinas, depósitos de materiais recicláveis, sucatões e cemitérios em busca da captura de larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e Chikungunya. “Além da captura de larvas, as nossas equipes de agentes de endemias realizam a eliminação de focos, bloqueios perifocais em locais positivos para o Aedes aegypti e fazem um trabalho de educação em saúde. Tudo para conter a proliferação do mosquito”, disse Djalma Amorim.


Ao longo dos 75 dias de atividade desenvolvidas no primeiro ciclo de 2023, já foram concluídos os trabalhos em 17 bairros da zona urbana e três localidades da zona rural, totalizando mais de 28 mil imóveis visitados. “Isso nos dá uma certa tranquilidade de que cheguemos ao final do primeiro ciclo atingindo um Índice de Infestação Predial dentro do tolerável pelo Ministério da Saúde, que para Juazeiro, no momento, é de médio risco”, explicou. A pesquisa do primeiro ciclo do Índice de Infestação Predial deve ser finalizada em abril.


Dengue Zap


A população pode enviar informações sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti para o ‘Dengue Zap’ pelo número (74) 98827-9832, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com todas as informações necessárias para que a equipe da Vigilância Epidemiológica possa localizar o possível risco.

 

Ascom Sesau PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem