Secretário de Saúde de Juazeiro participa de reunião sobre Rede PEBA e reforça necessidade da Maternidade do município ir para Governo do Estado


O secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa, participou nesta quarta-feira (8) de uma reunião que discutiu o financiamento da assistência materno-infantil na Rede PEBA (Pernambuco-Bahia). Na oportunidade, o secretário reforçou a proposta já apresentada pela Sesau, de que o Governo do Estado da Bahia assuma a gestão da Maternidade de Juazeiro devido à incompatibilidade dos recursos que são destinados à unidade de saúde, a qual atende, além de Juazeiro, mais 52 municípios.

De acordo com o secretário, apenas 51% dos atendimentos realizados em 2021 foram de pacientes de Juazeiro. Os demais são de outras localidades. “O déficit da Maternidade de Juazeiro é muito grande. O risco, de fato, é de algum momento colapsar. Por isso, insistimos que a Maternidade de Juazeiro esteja sob a gestão do estado, visto que atende vários municípios, portanto deveria ser financiado pelo estado e não por Juazeiro. Sugerimos que, em vez do Governo da Bahia instalar leitos de UTI Neonatal no Hospital Regional, que faça isso na Maternidade de Juazeiro”, disse. Além do repasse da gestão da Maternidade de Juazeiro para o Governo do Estado da Bahia, o secretário Fernando Costa ainda apresentou a proposta de fortalecimento do Hospital Regional como hospital geral.

A situação da Maternidade de Juazeiro apresentada pelo secretário de Saúde de Juazeiro acaba refletindo em outras unidades de saúde da região, como o Hospital Dom Malan, em Petrolina. “A partir do momento que se consegue implementar serviços para a Maternidade de Juazeiro, que é considerado baixo risco, então os partos que são de baixo risco que o Dom Malan faz vai desafogar significativamente e nós vamos conseguir atender mais. A proposta apresentada é muito importante e deve ser aproveitada e ser efetivada”, explicou a Irmã Fátima Alencar, superintendente do Instituto Social das Medianeiras da Paz, que está à frente do Hospital Dom Malan.

Participaram da reunião também a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, a diretora geral do Dom Malan, Ana Carolina Lemos; a gestora da Organização Social Medianeiras da Paz, Fátima Alencar; o secretário de Saúde de Petrolina, João Luiz Nogueira Barreto, entre outros representantes de instituições de saúde que integram a Rede PEBA. A Secretaria de Saúde da Bahia participou por videoconferência da reunião.

A secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti, sugeriu um olhar mais próximo dos governos PE e BA à atual estrutura da Rede. “Fernando traz um olhar do município de Juazeiro e eu acho que o olhar das pessoas que trabalham na regulação da Rede PEBA, junto com os profissionais de saúde e a gestão é que a gente vai conseguir enxergar as saídas, uma delas é a estruturação dos serviços, como é a necessidade da assistência da população. É preciso fazer um redesenho do que é necessário e juntar os dois governos, Pernambuco e Bahia, com essa responsabilidade de atender as necessidades”, destacou Zilda Cavalcante.

A proposta de repasse da gestão da Maternidade de Juazeiro para o governo do Estado da Bahia já foi apresentada à Comissão Intergestores Regional (CIR) e ao Conselho Municipal de Saúde (CMS) e será levada à Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A Maternidade de Juazeiro presta assistência materno-infantil de baixa e média complexidade aos municípios da Rede Interestadual de Saúde (Rede PEBA). Quase metade dos atendimentos realizados na Maternidade de Juazeiro é de pacientes de outras regiões.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem