SEÇÃO CURIOSIDADES: Bandeiras dos países tem detalhes curiosos e que muita gente não sabe! Confira!

©Shutterstock

Vexilologia é o estudo científico de bandeiras e emblemas relacionados. Envolve a pesquisa da criação, design, uso, história e desenvolvimento da bandeira.

Bandeira do Brasil tem detalhe curioso e que muita gente não sabe!

Seja durante um evento esportivo televisionado, na internet ou no mundo real, você provavelmente já viu pelo menos algumas bandeiras ao longo de sua vida. De fato, é fácil olhar para um emblema e apreciar suas cores, formas e padrões. Mas você já se perguntou por que esses símbolos representantes de países ao redor do mundo têm a aparência que têm? Alguns ícones têm até significados religiosos.

Na galeria, conheça fatos surpreendentes sobre as bandeiras, incluindo a brasileira!

A rivalidade

Durante as negociações de trégua entre as Coreias do Norte e do Sul, ambas as partes tentariam trazer uma bandeira nacional maior. Isso terminou com uma reunião especial que abordou o tamanho das bandeiras, pois elas não cabiam na sala.

A Dinamarca tem a bandeira mais antiga do mundo

A bandeira do país mais consistentemente usada no mundo é a bandeira dinamarquesa. Conhecido como Dannebrog, que se traduz em "tecido dinamarquês", o emblema foi adotado em 1219.

A bandeira do Nepal é a única do mundo que não tem quatro lados

Em vez de quatro lados, parece que dois triângulos foram empilhados um sobre o outro. Tornou-se a bandeira oficial do Nepal em 1962.

A primeira bandeira olímpica desapareceu

A primeira bandeira olímpica ficou desaparecida por 77 anos após os jogos de 1920 na Antuérpia, na Bélgica. A bandeira 'voltou' em 1997, quando o atleta olímpico Hal Haig Prieste revelou que a roubou por causa de uma aposta! Aos 103 anos, o homem a devolveu ao Comitê Internacional Olímpico em 2000.

A maioria dos símbolos de uma bandeira tem significados específicos

Muitos dos símbolos usados nas bandeiras são universais, por exemplo, o Sol, a Lua, as estrelas, a cruz, os triângulos e/ou os quadrados. Por exemplo, o Japão, conhecido como a Terra do Sol Nascente, tem um círculo no meio de sua bandeira, representando o Sol.

Existem apenas duas bandeiras quadradas no mundo

A Suíça e a Cidade do Vaticano têm as duas únicas bandeiras quadradas do mundo. Elas têm quatro lados e são todas iguais em comprimento.

A bandeira francesa já foi totalmente branca

Durante o período da Restauração Bourbon (também conhecido como Restauração Francesa), a bandeira branca substituiu a bandeira tricolor de 1815 a 1830. O uso definitivo do azul, branco e vermelho voltou depois disso.

Você pode queimar a bandeira dinamarquesa, mas não as estrangeiras

De acordo com a lei dinamarquesa, queimar a bandeira de uma nação estrangeira é ilegal, pois é visto como uma provocação que pode prejudicar o relacionamento da Dinamarca com outros países. No entanto, quando se trata da bandeira dinamarquesa, você pode atear fogo!

Diferentes significados para uma bandeira

A bandeira filipina é hasteada com a faixa vermelha em tempos de guerra, ou a faixa azul em tempos de paz. Felizmente, vemos principalmente a faixa azul!

A bandeira chinesa

A maior estrela da bandeira chinesa representa o Partido Comunista da China. As quatro que a cercam simbolizam as quatro classes sociais mencionadas por Mao Zedong, que são: a classe trabalhadora, o campesinato, a pequena burguesia urbana e a burguesia nacional.

Liechtenstein e Haiti tinham bandeiras idênticas

Lichtenstein e Haiti desenvolveram bandeiras nacionais idênticas, independentemente uma da outra. Os dois países só perceberam isso quando competiram entre si nos Jogos Olímpicos de Verão de 1936. Após o evento, o Haiti adicionou um brasão de armas e Lichtenstein uma c o r o a para distinguir as bandeiras.

As cores são frequentemente usadas para fazer referência à história do país

A maioria das bandeiras do mundo usa cores semelhantes, muitas vezes sendo as cores primárias vermelho, azul e amarelo. Por exemplo, o vermelho pode ser associado ao sangue perdido em batalha ou significar bravura. E o azul geralmente simboliza paz e liberdade.

A bandeira de Moçambique tem um AK-47 nela

Adotada em 1983, o fuzil representa a defesa e vigilância do país. Guatemala, Haiti e Bolívia também têm armas de fogo em suas bandeiras.

Bandeira havaiana

O Havaí é o único estado americano em um arquipélago e é o único nos trópicos. É também o único estado com uma bandeira que apresenta a Union Jack.

Algumas bandeiras têm uma divisa

Uma divisa é um triângulo que entra pela esquerda de uma bandeira. É destaque nas bandeiras da República Tcheca (foto) e das Filipinas.

Roxo é a cor mais rara encontrada em uma bandeira

O roxo tem sido usado para representar realeza e riqueza. Também tem sido historicamente caro e difícil de conseguir, e é por isso que é incomum. Os únicos dois países que usam a cor são Nicarágua e Dominica (foto), este fica no Caribe.

Bandeiras com listras

O corpo principal de uma bandeira é chamado de campo, que tem uma cor. Mas há algumas bandeiras que não têm nenhuma cor de campo. Elas podem ser divididas em listras horizontais ou verticais. Se forem horizontais, como a bandeira alemã (na foto), são chamadas de fesses. Se forem verticais, como a bandeira italiana, são conhecidas como pálidas.

Representando a Irlanda

Em 1906, nos Jogos Olímpicos de Atenas, o medalhista de prata irlandês Peter O'Connor escalou um mastro de bandeira de 6 metros e agitou a bandeira irlandesa em protesto por ter sido listado como membro da equipe da Grã-Bretanha devido a uma decisão.

Juramento de Fidelidade começou como uma campanha de marketing

O "Juramento de Fidelidade" (Pledge of Allegiance) começou como uma campanha de marketing de uma revista para vender bandeiras americanas para escolas públicas em 1892. A ideia era "americanizar" a nova onda de imigrantes por meio de programas patrióticos. Em 1942, o Congresso adotou oficialmente o juramento como parte do Código da Bandeira Federal.

Um significado religioso

Adotada em 29 de julho de 1980 após a Revolução Islâmica do Irã, a bandeira tricolor tem Allahu Akbar ("Deus é Grande") repetido 22 vezes.

A maior bandeira do mundo

Em 2013, uma vila romena reivindicou um Recorde Mundial do Guinness por criar a maior bandeira de todos os tempos. A bandeira nacional romena media 349 x 227 metros. Basicamente, cerca de três vezes o tamanho de um campo de futebol!

Bandeira na lua

A bandeira americana fincada na Lua durante a missão Apollo 11 custou 5,50 dólares. O emblema foi derrubado pelo escapamento da ascensão do Módulo Lunar e provavelmente se desintegrou pelo calor, raios ultravioleta e radiação.

A bandeira de Belize tem mais cores do que qualquer bandeira do mundo

A bandeira de Belize tem 12 cores no total, tornando-se a bandeira com mais cores do mundo. Foi adotada em 1981.

Parecidas, mas diferentes

As bandeiras da Austrália e da Nova Zelândia são tão parecidas que o primeiro-ministro da Austrália foi recebido com a bandeira da Nova Zelândia em uma visita de estado ao Canadá em 1984.

A Union Jack (Bandeira da União)

Adotada em 1801, a Union Jack, ou Bandeira da União, origina-se da união das c o r o a s, não da união dos países.

Divisões diferentes

Os designs de bandeiras podem ser divididos de diferentes maneiras. As divisões diagonais são conhecidas como curvas, por exemplo nas bandeiras de Trinidad e Tobago ou da República Democrática do Congo (foto).

As estrelas do Brasil

A disposição das estrelas na bandeira brasileira corresponde a nove constelações vistas acima do Rio de Janeiro no dia 15 de novembro de 1889. Cada uma das 27 estrelas simboliza um estado brasileiro e o Distrito Federal.

A atual bandeira foi implantada por meio de uma lei decretada logo após a Proclamação da República, em 1889.

A última alteração realizada na bandeira do Brasil aconteceu em maio de 1992, quando novas estrelas (estados) foram acrescentadas.

Fontes: (Flagmakers) (Kiwi)

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem