Prefeitura de Juazeiro lançará novo sistema de emissão da nota fiscal eletrônica nesta quarta-feira


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), vai lançar na próxima quarta-feira (15), às 19h, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), o novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica. 

A apresentação da nova versão será  feita para contadores e empresários, trazendo conceitos mais modernos, atendendo, inclusive, às obrigações que o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (SIAFIC) impõe. A nova nota fiscal será utilizada a partir do dia 01 de março.

De extrema importância para a gestão do município, o novo modelo vai facilitar a vida do contribuinte, além de oferecer novas técnicas de compartilhamento de informações, cruzamento de dados com outros órgãos e melhorias na arrecadação tributária. 

Nova obrigação acessória

Na oportunidade, será apresentada uma nova obrigação acessória relativa à Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF), que passa a ser cobrada pelo código de atividade econômica (CNAE), em virtude das alterações feitas pela Lei Complementar 56/2021.

De acordo com Romeson Rojas, diretor de fiscalização, essa nova obrigação acessória está relacionada à prorrogação da validade do Alvará. “O alvará de funcionamento costuma ter a validade até o dia 31/12, entretanto, com a mudança da forma de cálculo da TFF, sua validade foi prorrogada para o dia 31/03. Essa mudança decorre da necessidade do contribuinte fazer algumas declarações até o fim de fevereiro, que serão base para o lançamento da TFF. Essa nova modalidade de cobrança está alinhada com as práticas mais modernas do exercício do poder de polícia praticadas no Brasil”, esclarece.

Como declarar

O contribuinte terá que fazer um login no sistema tributário do município e informar qual a pessoa jurídica que ele representa, a atividade que realiza, bem como o valor do faturamento do ano anterior. Somente após a declaração ser feita, é que será lançada a TFF. Para atender à necessidade do lançamento da TFF anteriormente às emissões dos alvarás, a validade daqueles liberados em 2022 foi prorrogada até o dia 31 de março de 2023.

Texto: Milena Pacheco - Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem