Prefeitura de Juazeiro chama atenção dos pais sobre importância da vacina BCG


O número de casos de tuberculose vem crescendo no Brasil e no mundo. Em 2021, cerca de 68 mil pessoas foram acometidas pela doença no país, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Por isso, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, alerta os papais e mamães sobre a importância de vacinar os bebês para prevenir a doença.

A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, geralmente, afeta os pulmões, mas também pode atingir os ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Se não diagnosticada rapidamente e adequadamente tratada pode levar o paciente à morte.

A doença, apesar de grave, pode ser prevenida através da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin) indicada para prevenir as formas graves de tuberculose (Miliar e Meníngea) e está disponível nas Unidades de Atenção Básica do município. “A vacina deve ser realizada logo após o nascimento, de preferência nas primeiras 12 horas de vida do bebê. Caso não seja possível, a criança deve ser vacinada ainda nos 15 dias de vida, mas ela pode ser administrada para não vacinados até 04 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou a enfermeira da Sesau, Luana Albuquerque.

No ano de 2022, Juazeiro aplicou 4.287 doses da vacina BGC, o que corresponde a uma cobertura de 100,56%. A prefeitura quer manter a população infantil protegida e pede aos pais que procurem os pontos de vacinação abaixo

UBS Argemiro – Segunda a sexta-feira – 9h às 11h30 e das 13h30 às16h30

UBS’s Angari, Alto da Maravilha e Santo Antônio – Terça a sexta-feira - 9h às 11h30 e das 13h30 às16h30

 

UBS João Paulo II – Segunda a quarta-feira nos dois turnos e na quinta-feira pela manhã

UBS CSU e Alto da Aliança – Segunda a quinta-feira – 9h às 11h30 e das 13h30 às16h30.

Texto: Marcela Cavalcanti - ASCOM SESAU

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem