MANIFESTAÇÃO POPULAR: França tem dia de protestos contra o governo Macron sobre reforma previdenciária


Por John Irish e Noemie Olive

PARIS (Reuters) – Centenas de milhares de pessoas foram às ruas para protestar em toda a França, neste sábado, buscando manter a pressão sobre o governo contra os planos de reforma previdenciária, incluindo um aumento da idade de aposentadoria de 62 para 64 anos.

Depois de três dias de greves nacionais desde o início do ano, os sindicatos esperam igualar o comparecimento em massa de 19 de janeiro, quando mais de 1 milhão de pessoas marcharam contra os planos.

“Se eles não são capazes de ouvir o que está acontecendo nas ruas e não são capazes de perceber o que está acontecendo com as pessoas, bem, eles não devem se surpreender que isso exploda em algum momento”, disse a enfermeira Delphine Maisonneuve, de 43 anos, à Reuters, no início de um protesto em Paris.

Os franceses passam o maior número de anos aposentados entre os países da OCDE — um benefício que, segundo pesquisas de opinião, uma maioria substancial das pessoas reluta em abrir mão.

O presidente da França, Emmanuel Macron, diz que a reforma é “vital” para garantir a viabilidade do sistema previdenciário.

As primeiras estimativas mostraram que a presença de pessoas em Paris aumentou em cerca de 20% desde o último protesto na terça-feira, informou o jornal Le Figaro.

Os sindicatos esperavam uma grande participação nos primeiros protestos de fim de semana desde o início do movimento e atrair pessoas de todas as idades e origens para mostrar ao governo que a raiva contra a reforma é profunda.

Em uma declaração conjunta antes das marchas de sábado, todos os principais sindicatos pediram que o governo retirasse o projeto de lei.

Eles alertaram que tentariam paralisar a França a partir de 7 de março se suas exigências não fossem atendidas. Uma greve já está marcada para 16 de fevereiro.

Aumentar a idade de aposentadoria em dois anos e estender o período de pagamento renderia 17,7 bilhões de euros adicionais em contribuições anuais para pensões, permitindo que o sistema chegasse ao ponto de equilíbrio até 2027, segundo estimativas do Ministério do Trabalho.

Os sindicatos dizem que há outras maneiras de fazer isso, como tributar os super-ricos ou pedir aos empregadores ou pensionistas abastados que contribuam mais.

“Embora na minha idade eu não seja muito afetado (pela reforma da previdência), é importante estar atento à nossa sociedade, que haja solidariedade, que seja uma sociedade em que as pessoas estejam muito próximas umas das outras, e estar vigilante sobre cuidar não apenas de nossos idosos, mas também de nossas crianças”, disse Kamel Amriou, de 65 anos, um artista gráfico aposentado.

(Reportagem adicional de Ingrid Melander em Tours)

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem