Trabalho do SAAE Juazeiro na Gestão Suzana Ramos é marcado pela economia de recursos públicos, valorização dos servidores e ações na sede e no interior

  
 

Com o encerramento do ano de 2022, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro divulgou resultados positivos com projetos e ações que foram realizadas ao longo do ano, investimentos feitos em vários setores e regularidade nos serviços prestados à população do município.

Ações no interior

A Prefeitura de Juazeiro, através do SAAE, trabalhou intensamente para ampliar e melhorar a qualidade do abastecimento na zona rural. No distrito de Itamotinga, por exemplo, o SAAE realizou manutenção e refez toda a rede de abastecimento que liga a captação à Estação de Tratamento de Água (ETA), voltando a funcionar 100% a vazão até o reservatório da estação. Com isso, aumentando a oferta de água na sede do distrito.

As melhorias no interior também chegaram à comunidade de Canoas, no distrito de Massaroca, com a extensão de rede de abastecimento, beneficiando com água tratada nas torneiras, 52 famílias e além da nova extensão, o SAAE também está refazendo toda a rede existente no local.

Na comunidade de Passarinho, em Maniçoba Velha, o SAAE implantou uma nova rede de abastecimento com cerca de 3km de extensão, beneficiando toda a comunidade. Os moradores da Fazenda Tanque da Boa Hora, em Pinhões, também foram beneficiados com a extensão da rede de abastecimento com mais de 800 metros de extensão.

Os esforços para levar água potável às famílias do interior, principalmente da área de sequeiro do município, não pararam. A autarquia forneceu mais de 100 caminhões-pipa, com 16 mil litros levando água para milhares de famílias de povoados como Bargado, Serra da Madeira, Vermelho dos Costas, Muquém, Monte Alegre, Barra Bonita, Camaleão, Mina, Saco da Mina, Jaburu, Santana, entre outras.

Além disso, trabalhou na manutenção e reparo dos poços nas comunidades rurais, realizando a substituição da bomba de sucção de poços comunitários de vários povoados, como o de Caldeirão da Canoa, no distrito de Itamotinga, povoado de Alegre, no Salitre, entre outros.

E atendendo uma reivindicação antiga das famílias do interior do município, o SAAE levou a água aos cemitérios locais, oferecendo assim dignidade aos familiares que forem sepultar seus entes queridos. As famílias reclamavam da impossibilidade de limpar os túmulos por causa da falta de água. O cemitério da comunidade da Tapera foi o primeiro a ser beneficiado, atendendo um pedido dos moradores de Umbuzeiro, Alfavaca e de outras comunidades próximas.

No interior também realizou obras de expansão da rede coletora de esgoto. No distrito de Carnaíba do Sertão, garantiu saneamento em ruas da área central do distrito (do Comércio e da Estação) que ainda não possuíam cobertura desse tipo de serviço. E no distrito de Pinhões implantou a expansão da rede coletora de esgoto. Foram 400 metros de saneamento atendendo três ruas, beneficiando mais de 50 famílias. A obra realizada com recursos próprios.

Ações na cidade

Também com recursos próprios, SAAE investiu na melhoria da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade.

No bairro Dom José Rodrigues, o SAAE construiu quase 400 metros de rede nas Ruas Xique-Xique e Vitória, com tubos PVC de 150mm, beneficiando em torno de 70 famílias e ainda implantou a rede coletora de esgoto e condominial da conhecida rua Hermenegildo Brandão, no bairro Alto da Maravilha.

A Prefeitura de Juazeiro conseguiu junto ao consórcio de municípios do Norte uma nova escavadeira hidráulica para auxiliar na limpeza das margens dos córregos existentes na cidade. Graças a um braço articulado mais longo em relação às escavadeiras convencionais, a máquina possibilitará a limpeza de áreas com maior dificuldade de acesso.

E implantou o programa Cata-Bagulho, visando acabar com o descarte irregular de objetos inutilizáveis. As equipes do SAAE recolhem materiais como colchões, cadeiras, sofás, eletrônicos e outros objetos inutilizáveis, para que esses materiais não sejam jogados em vias públicas.

Também investiu na ampliação de rede de água na cidade. No Loteamento Nossa Senhora das Grotas, foram quase 6.000 mil metros de tubulação, beneficiando cerca de 1.500 famílias; iniciou a ampliação de rede água no Nova Vitória, que serão mais de 3.000 mil metros de tubulação e inaugurou a rede de distribuição de água da localidade conhecida como Morrão.

Valorização do servidor

Os servidores do SAAE Juazeiro ganharam reajuste no Auxílio Alimentação. Foram beneficiados todos os servidores efetivos do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), Autarquia da Administração Indireta do Município de Juazeiro. O valor do Auxílio Alimentação agora é R$ 550 e, conforme o projeto da prefeitura, terá reajuste anualmente, seguindo o índice oficial de inflação.

O SAAE Juazeiro também investiu na capacitação de seus servidores, com vários cursos e palestras, nas diversas áreas de segurança do trabalho e treinamentos específicos, como NR35 e NR33. Além disso, abriu Processo Seletivo Simplificado para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva.

“O compromisso da nossa gestão é valorizar os servidores municipais e investir em serviços e projetos que beneficiem o povo de Juazeiro. Estamos garantindo mais qualidade no atendimento do SAAE, seja com a melhoria dos serviços oferecidos e a valorização profissional através de salários, capacitação ou, simplesmente, adotando meios para garantir o bem-estar do funcionalismo”, disse a prefeita Suzana Ramos.

Atendimentos

O SAAE disponibiliza seus serviços à população no seu posto de atendimento de forma presencial, na Rua Barão de Cotegipe, número 1, em frente à Praça do Jacaré – Centro e e através do Call Center (74 3614-9800), facilitando cada vez mais a comunicação entre os clientes e a autarquia.

No ano passado o atendimento, tanto presencial como pelo Call Center chegou a 146. 597 usuários, superando o ano de 2021 que foi de 120.316 pessoas.

“Juazeiro cresce a cada dia e nós estamos procurando acompanhar esse crescimento. Foi um ano de muito trabalho, mas também de muitas conquistas. Temos uma equipe aqui muito empenhada em atender o cidadão e focada em dar resultados, seguindo o que preza a nossa prefeita”, falou o diretor-presidente do SAAE, Britoaldo Bessa.

Welington Alves – Assessor de Imprensa do SAAE

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem