Prefeitura de Juazeiro realiza visitas técnicas a caprinovinocultores para garantir saúde e qualidade dos rebanhos


No decorrer desta semana a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) vem realizando visitas técnicas junto aos caprinovinocultores do município. As visitas têm como objetivo a realização de um diagnóstico para o manejo adequado dos animais, garantindo assim a saúde e qualidade dos mesmos.

A ação que conta com o apoio do Colegiado de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) atendeu esta semana caprinovinocultores da comunidade de Angical, localizada no distrito de Abóbora.

A visita

De acordo com o diretor de pecuária da Adeap, José Wilson Chaves, o “Chaveco”, normalmente esta ação é realizada anualmente, num período próximo a realização das Feiras do Bode, mas este ano a Adeap antecipou para alcançar melhores resultados. “Estamos sempre em contato direto com os caprinovinocultores do município, recebendo suas demandas e montando nosso cronograma de atividades com base nas necessidades deles, e foi com base nessas necessidades que na visita aos produtores de Angical realizamos além das orientações de manejo, também exames para dar início a um manejo sanitário preventivo”, explicou Chaveco.

Parceria

A médica veterinária da Adeap, Anita Ribeiro, também integrou a equipe que realizou a visita técnica e destaca que todo o material coletado é encaminhado para análise laboratorial na Univasf para um diagnóstico preciso, que vai direcionar para as futuras orientações junto aos produtores. “É onde contamos com a parceria da Profª Dra. do Colegiado de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Marcia Medeiros, que tem nos orientado no planejamento deste trabalho”, assinalou Anita Ribeiro.

Futuro

Além de manter um acompanhamento mais próximo dos caprinovinocultores, a iniciativa visa também resultados promissores, como destaca o gestor da Adeap, Denis Medrado. “Temos trabalhado muito para alcançar o homem do campo, levando benefícios e melhorias para qualidade do rebanho, levando informações, alertando sobre os cuidados no manuseio. E agora antecipamos esta ação em específico para conseguirmos realizar a prevenção e termos melhores resultados, para garantirmos que quando chegue a Feira do Bode o rebanho esteja no seu melhor estado”, finalizou Denis Medrado.


Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMJ
Fotos: Adeap

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem