Prefeitura de Juazeiro realiza mais uma apreensão de animais de médio e grande porte


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) realizou na última semana, a apreensão de animais de médio e grande porte, como cavalos, jumentos, bois, que ficam soltos no Centro e em bairros da cidade e segue trabalhando com mais empenho na captura desses animais. O recolhimento é de responsabilidade da Semaurb, que orienta e recomenda aos proprietários que não deixem seus animais soltos.

De acordo com Alexandre Batista, diretor de Meio Ambiente, são muitos os problemas decorrentes da soltura desses animais em ruas, avenidas, rodovias e área urbana do município, mas os principais são os problemas de trânsito que podem provocar sérios acidentes, ou até mesmo morte.

“O objetivo da secretaria não é fazer somente apreensão, mas a preocupação é também com a proteção e bem-estar do animal, que é uma prerrogativa do meio ambiente, por isso fornecemos alimentação abundante e água limpa, enquanto o animal estiver sob os cuidados da administração”, explica Alexandre.

Vale ressaltar que cada animal é de responsabilidade do seu dono. Após apreendidos, eles são levados para o curral municipal e depois são encaminhados para um curral de maior porte, que fica em Juremal, caso o dono não apareça.

“Em breve, a Semaurb estará trabalhando com temas sobre educação ambiental e recomendações sobre apreensão animal, que é de interesse da atual gestão, sanar esse problema e conscientizar os donos que criem eles de forma que não sejam soltos”, reforça Alexandre Batista.

Multa e recuperação do animal apreendido

O valor da multa para os proprietários que deixam animais de grande porte soltos, em logradouro público, é de R $164,00 (cento e sessenta e quatro reais). Em casos de reincidência, o valor a ser pago é dobrado.

Para o dono solicitar a liberação, será preciso seguir algumas normas. São elas: Procurar a Diretoria de Educação Ambiental e Proteção Animal, emitir guia da multa no departamento de Tributos da Semaurb. Após o pagamento da multa, apresentar o comprovante à Gerência de Proteção Animal, e, em seguida, receber o Termo de Liberação no setor, para a retirada do animal no curral municipal.

Denúncias

A população pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em via pública e solicitar a apreensão indo diretamente à Semaurb, situada à rua Oscar Ribeiro, S/N, Centro de Juazeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h ou pelo telefone (74) 3612-3581. A equipe operacional realiza o recolhimento dos animais em horário comercial.

Texto: Milena Pacheco/Ascom Semaurb/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem