Prefeitura de Juazeiro inicia capacitação profissional voltada para área de energias renováveis


A possibilidade de atuar em uma área promissora do mercado: a de instalação e manutenção de sistemas à base de energia solar e torres eólicas. Essa é a expectativa dos alunos da capacitação profissional em montagem, instalação e manutenção de placas solares e torres eólicas, com aula inaugural ocorrida na noite desta segunda-feira (30), na sede da Central de Serviços e Apoio à Agricultura Familiar (CESAF), localizada no bairro Pedro Raimundo.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) em parceria com o Grupo Aprendiz Solar. As aulas, que acontecem até 11 de fevereiro, das 19h às 22h, estão sendo ministradas pelo profissional Francisco Elson Pereira, que durante as 45h de aulas vai passar para os alunos conhecimentos básicos e técnicos que vão desde a montagem das bases até a geração de energia. “De hoje até o final do curso o nosso foco é preparar todos os alunos para operacionalizar desde o arrendamento da terra até toda a estrutura pronta, gerando energia, seja ela solar ou eólica”, explicou Francisco Elson Pereira.

Perspectiva

A turma é composta por 80 alunos que no primeiro dia de aula demonstraram, de forma unânime, o interesse em buscar capacitação para ampliar as oportunidades de emprego. “Terminei o segundo grau e estou sem emprego. Moro no Salitre e lá estão chegando muitos empreendimentos voltados principalmente para a energia solar, e acredito que tendo uma formação técnica na área posso conseguir uma vaga de emprego”, disse a aluna Valéria Moreira Leite

Para o agricultor Nemezio Alves da Silva, o curso é uma oportunidade de ampliar a sua área de atuação. “É um curso que nos dará a oportunidade de inserção no mercado de trabalho da área de energias renováveis. Estou cheio de expectativas e com vontade de aprender, ampliar minha fonte de renda e melhorar de vida”, assinalou o agricultor.

Presente na ocasião, o gestor da Adeap, Denis Medrado, destacou que a capacitação é um dos exemplos do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal de formar e capacitar os cidadãos para a atuação no mercado. “É uma ação fundamental para termos cidadãos cada vez mais preparados para as carreiras que o mercado disponibiliza, com a proposta de trazer mais oportunidades à população de Juazeiro. A gestão da prefeita Suzana Ramos tem como foco trabalhar para melhorar a vida das pessoas e ao oportunizarmos capacitações como esta estamos fomentando, todo um contexto de desenvolvimento que tem um impacto direto na qualidade de vida do nosso povo”, finalizou Denis Medrado.

Nova turma

A procura pelas vagas do curso foi tão grande que a Prefeitura de Juazeiro está com inscrições abertas para formação de uma 2ª turma do curso. As inscrições seguem até o dia 10 de fevereiro e estão sendo realizadas na sede da Adeap, na Rua Antônio Cursino, Nº 08, Centro, das 08h às 14h, de segunda a sexta. Para realizar a inscrição é necessário apresentar documentação pessoal.

Texto: Gardennia Garibalde – Ascom/PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem