PÂNICO NA ECONOMIA: Mercado fecha com dólar em alta e tombo nas ações da Petrobras por receio com rumos da economia do governo Lulapetista

Haddad e Lulapetista  em Brasília© Thomson Reuters

Da Redação

O mercado brasileiro reagiu com dólar e juros futuros em alta e ações em queda no primeiro pregão após o Lulapetista tomar posse, em meio a já conhecidas promessas de priorizar questões sociais e o combate a desigualdades, enquanto prorrogou desoneração de combustíveis e travou privatizações. As informações são do (Reuters)

Nesta tarde, o dólar subia 1,5%, a 5,3610 reais, enquanto o Ibovespa, referência do mercado acionário local, caía 3,3%, com as ações preferenciais da Petrobras recuando 6,4%. No mercado futuro, a taxa do contrato de DI para janeiro de 2024 subia a 13,53%.

Em discursos na posse em Brasília no domingo, o petista  voltou a prometer que o combate à fome e às desigualdades seria a marca de seu terceiro mandato na Presidência. O presidente também repetiu críticas à regra do teto de gastos, que classificou de "estupidez", e prometeu revogá-la, ainda que tenha se comprometido com um governo responsável do ponto de vista fiscal.

O petista  ainda afirmou que irá resgatar o papel das instituições de Estado, bancos públicos e empresas estatais no desenvolvimento do país, afirmando que especialmente o BNDES e as empresas indutoras do crescimento e inovação, como a Petrobras, terão papel fundamental neste novo ciclo.

As declarações do presidente não chegam a ser novidade, e, conforme ressaltou a XP Investimentos em nota a clientes mais cedo, reforçam as diretrizes econômicas anunciadas durante a campanha eleitoral. Mas também não trazem alívio aos negócios, uma vez que a sinalização, principalmente fiscal, segue negativa.

"A ideia de que o governo terá uma postura desenvolvimentista, com maior participação do Estado na economia pode ter um efeito negativo no equilíbrio fiscal nos próximos anos", afirmou o analista Luis Novaes, da Terra Investimentos.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem