INSS: Prova de Vida passa a ser feita de forma automática para aposentados e pensionistas

Foto divulgação

Da Redação

Pela nova regra, aposentados e pensionistas não serão mais obrigados a sair de casa para comprovar que estão vivos

A partir deste mês de janeiro, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não precisarão mais comparecer a agências bancárias anualmente para fazer a prova de vida e continuar recebendo os benefícios. Sendo assim, agora a obrigação se torna totalmente do INSS, o que é um grande avanço para os segurados. A prova de vida é comprovação de que o beneficiário continua vivo para receber as aposentadorias e pensões. Esse processo tem como objetivo evitar fraudes no sistema. As informações são de por Ysac Freitas/BolaVip

Os detalhes de como a prova de vida será realizada ainda não foi oficialmente divulgada pelo INSS, que agora está trabalhando para publicar sua respectiva regulamentação. Através da regulamentação, o órgão informará como os dados serão cruzados e como agir caso a prova de vida não seja realizada automaticamente. É importante ressaltar que, segundo o governo federal, até o momento não serão realizados bloqueios de recebimento de benefícios por falta da prova de vida.

Dentre os dados que serão cruzados, estão os acessos aos aplicativos e sistemas dos órgãos públicos; atendimento nas agências do INSS; atendimento médico no SUS ou em redes conveniadas; registros de vacinação; atendimento de perícia médica; comprovantes de votação; emissão ou renovação de documentos, entre outros. Caso o segurado não receba nenhuma notificação quanto ao seu benefício, ele não deverá se preocupar, pois significa que tudo estará corretamente operando como deveria e a prova de vida foi realizada com sucesso.

De qualquer forma, se preferir, o beneficiário ainda pode realizar a prova de vida como nos anos anteriores. Nestes casos o aposentado ou pensionista deverá se dirigir a uma agência bancária ou ainda acessar o aplicativo Meu INSS, disponível para download em celulares e tablets para sistemas Android e iOS. O beneficiário também pode usar o aplicativo para confirmar a data da sua última comprovação. A consulta pode ser feita gratauitamente também por meio do telefone 135.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem