GOVERNO DE UM NOVO TEMPO DE TRABALHO: Com ações assertivas, gestão Suzana Ramos fomenta o desenvolvimento econômico e agropecuário de Juazeiro


 
 

2022 foi um ano de avanços e conquistas para Juazeiro nos mais diversos setores, e no quesito desenvolvimento econômico e agropecuário não foi diferente. Foram várias as ações assertivas desenvolvidas pela Prefeitura, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) para fomentar esse desenvolvimento, que fizeram Juazeiro voltar a ocupar posição de destaque no cenário nacional.

Atividades

Hoje a Adeap desenvolve e acompanha atividades diversificadas e realiza vários atendimentos voltados para programas instituídos pelos governos estadual e federal tais como: Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (CMDS); Garantia-Safra; Palhada; Titula Brasil; Terra Brasil; Selo de Inspeção Municipal (SIM), Feira de Orgânicos; Água Doce; Arrecadação para o funcionamento do Banco de Alimentos; cadastramento de produtores para o PNAE; entre outros.

Assis da Apolo esteve como gestor da Adeap durante quase todo o ano de 2022, e falou dos desafios e conquistas que a Adeap assegurou durante o ano. “Me afastei da Adeap por optar cuidar da saúde, mas saio com o sentimento de dever cumprido, de ter seguido as orientações da nossa prefeita Suzana Ramos. Conseguimos realizar muitas ações de sucesso, como as feiras do bode, a atualização da Produção Agrícola Municipal junto ao IBGE, a Semana MEI, a Adeap Itinerante, o cadastramento dos agricultores no Garantia-Safra, entre outras ações que fizeram Juazeiro ser classificada como a 6ª melhor cidade do país no eixo econômico do agronegócio, colocando o município como a única do Nordeste entre as dez melhores posicionadas”, assinalou Assis da Apolo.

Estrutura

Em 2022 a Adeap mudou de endereço, passou a funcionar à Rua Antônio Cursino, nº 08, Centro, num prédio mais amplo para melhor atender a população. Hoje no prédio da Adeap funciona também a Sala do Empreendedor, um espaço de atendimento, que reúne diversos serviços em único local para facilitar o dia a dia do cidadão empreendedor.

A Sala do Empreendedor realizou em 2022 mais de 4 mil atendimentos, entre as modalidades on-line e presencial. Atendimentos que vão desde a formalização e baixa de empresas, declaração anual de MEI, dispensa de alvará, entre outros serviços.

Foi também através da Sala do Empreendedor que a Adeap realizou em 2022 a Semana MEI, onde em cinco dias foram realizados cerca de 200 atendimentos, número que corresponde ao total de atendimentos realizados durante todo um mês na Sala do Empreendedor.

Espaço Colaborar

Compõe ainda a estrutura da Adeap o Espaço Colaborar, inaugurado recentemente é um ambiente de coworking (espaço físico que pode ser compartilhado por várias empresas, profissionais liberais e freelancers) que tem como foco promover o intercâmbio de experiências, inovação e empreendedorismo. Iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras municipais e empresários, possibilita um ambiente dinâmico de inovação, contribuindo para que as pessoas tenham outra visão da relação de competitividade.

Cesaf

A Central de Serviços de Apoio à Agricultura Familiar (Cesaf) que está localizada no bairro Pedro Raimundo, em prédio próprio do município, também integra a estrutura da Adeap. Somente este ano a Cesaf arrecadou e doou mais de 90 mil quilos de alimentos a diversas instituições públicas e não governamentais.

Destaque

Entre as ações desenvolvidas pela pasta com grande destaque neste ano estão a realização de seis edições da Feira do Bode. De maio até novembro foram realizadas seis edições da feira, em seis distritos diferentes do município (Juremal, Itamotinga, Pinhões, Massaroca, Junco e Abóbora), promovendo a valorização da caprinovinocultura de Juazeiro e região.

Os números alcançados com a realização das seis edições da feira em 2022 são bastante positivos: cerca de 200 expositores participaram dos eventos, 1.500 animais foram expostos na realização das seis edições da feira em 2022, mais de 300 instituições e empreendedores foram contabilizados, mais de 850 animais comercializados, um faturamento de pouco mais de R$ 1,3 milhões movimentados com comercialização de animais e artigos em geral, além do envolvimento de mais de 1 mil alunos de escolas na realização das gincanas culturais que promoveram o resgate da cultura local e regional, artistas que realizam a programação cultural e artística, entre outros.

“O sentimento é de felicidade e realização ao encerrar um ano com um saldo positivo. Um sucesso que alavanca o desenvolvimento econômico e traz dignidade ao nosso povo, ao sertanejo, e que foi fruto de muito trabalho de uma equipe comprometida em fazer o melhor por Juazeiro. 2023 já está aí e vamos seguir firmes trabalhando para construir uma nova Juazeiro. Agradeço ao vereador Assis da Apolo pelo comprometimento enquanto esteve à frente da Adeap, e ao seu sucessor interino, Denis Medrado desejo sucesso na nova caminhada”, declarou a prefeita Suzana Ramos.

Texto: Gardennia Garibalde/Ascom PMJ
Fotos: Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem