EUA/BOLIVIA – Justiça norte-americana condena ex-ministro boliviano Murillo a 70 meses de prisão por corrupção

Arquivo - Arturo Murillo, ex-ministro do governo boliviano - CHRISTIAN LOMBARDI / ZUMA PRESS / CONTACTOPHOTO© Fornecido por News 360

O sistema judicial americano condenou o ex-ministro do governo boliviano Arturo Murillo a 70 meses (5,8 anos) de prisão na quarta-feira por corrupção e branqueamento de dinheiro.

O Departamento de Justiça dos EUA disse que o ex-ministro conspirou "para branquear subornos que recebeu em troca de ajudar de forma corrupta uma empresa americana a ganhar um contrato lucrativo com o governo boliviano".

Os relatórios indicam que a Murillo recebeu pelo menos $532.000 (502.000 euros) em pagamentos de suborno de uma empresa sediada na Florida, a fim de ganhar um contrato de 5,6 milhões de dólares (5,3 milhões de euros) para promover equipamento para o ministério da defesa.

Em contraste com a declaração publicada no website do Departamento de Justiça dos EUA, o Procurador-Geral da Bolívia, Wilfredo Chávez, disse que Murillo foi condenado a sete anos de prisão, de acordo com o seu perfil oficial no Twitter.

Chávez indicou que esta sentença põe fim ao processo, uma vez que não está sujeita a recurso, de modo que a partir de agora, o processo de extradição do ex-ministro, que se encontra detido em Miami desde Maio de 2021, irá avançar.

O Ministro do Governo, Eduardo Del Castillo, também reagiu à sentença. "Demonstrando mais uma vez que as alegações que fizemos como governo nacional eram verdadeiras", disse ele no Twitter, acrescentando que "o golpe não era apenas para tomar o poder e assassinar o nosso povo", mas também "para saquear e roubar" do Estado.

Murillo - condenada em Outubro de 2022 pelos crimes de suborno internacional e branqueamento de capitais, juntamente com os seus cúmplices - esteve no seu cargo ministerial durante o mandato de Jeanine Áñez, que foi condenada a dez anos de prisão pelo caso "golpe II", no qual foi acusada de agir contra a constituição boliviana, autoproclamando-se presidente da nação em 2019.

Fonte: (EUROPA PRESS)

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem