DICAS DE ECONOMIA: Vai fazer um financiamento de casa própria? Veja como escolher a melhor construtora e a modalidade de prestações para não se arrepender depois.


Taciano Gustavo Medrado Sobrinho 
Professor de Engenharia Econômica e  Análise de Investimentos 

Olá carissimo (a)s leitore(a)s

Adquirir sua casa própria é o sonho de todo brasileiro, afinal tem um ditado popular que diz :”Quem casa, quer casa”. Porém, antes de buscar uma construtora e tomar a decisão de financiar uma casa própria na planta, se acalme, abaixe a adrenalina e não haj por impulso ou pela emoção, nessa hora a razão deve prevalecer e alguns cuidados devem ser tomados antes de firmar um compromisso financeiros a longo prazo, especialmente se você vai fazer uso de um financiamento através de alguma instituição de crédito.

O primeiro cuidado a fazer é pesquisar obre a construtora que está ofertando os imóveis ainda na planta, como idoneidade, tempo de vida, solidez no mercado, se respondem processos na justiça, e por fim consultar pessoas que já adquiriram imóveis nessa construtora para saber se estão satisfeitas ou se houve algum problema no durante o contrato.

O que levar em consideração antes da escolha da construtora

Você já deve ter ouvido falar em gente que teve problemas ao adquirir imóvel na planta com construtoras que declararam falência no meio do projeto e deixaram os clientes na mão, transformando o sonho em pesadelo.

Para que isso não aconteça com você:

Verifique se a planta do imóvel já foi aprovada na prefeitura;

Confira se as plantas e metragem do imóvel estão de acordo com o que foi aprovado na prefeitura.

Observe se a incorporação do empreendimento já tem registro no cartório de registro de imóveis da cidade.

Pesquise o histórico da Construtora e visite outros imóveis entregues por ela.

Converse com outro cliente que tenha comprado imóvel na planta com a mesma construtora. Você terá um histórico importante do relacionamento de compra e quais pontos de atenção.

Um outro aspecto, também, muito relevante é sobre o financiamento do imóvel 

Financiamento com a construtora

Quando o imóvel está na planta é possível financiar direto com a construtora, que costuma ser menos burocrática que o banco na aprovação de renda. Mesmo nesse caso, é importante contar com um corretor de imóveis para intermediar o negócio.

Ao financiar um imóvel na planta, o pagamento pode ser dividido em duas etapas: pagamento da entrada durante a construção do imóvel e o pagamento do valor do imóvel na entrega das chaves, que pode ser feito com um financiamento bancário.

É importante saber que neste financiamento com a construtora é levado em consideração o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC). A sua parcela é reajustada anualmente de acordo com a elevação do custo do material de construção e mão de obra.

Crédito Imobiliário

Existem várias linhas de financiamento imobiliário. Uma das mais populares é o Programa Casa Verde e Amarela, antes conhecido como Minha Casa, Minha Vida. A grande vantagem desse programa é a taxa de juros reduzida e a possibilidade de utilizar o FGTS como parte do pagamento.

As formas de pagamento são definidas de acordo com o perfil do cliente e poder aquisitivo.

Existem  duas modalidade de financiamento de imóveis : 

A Tabela PRICE, Seu funcionamento é baseado no pagamento de parcelas fixas durante o período de empréstimo, sendo extensivamente utilizada em todo o mundo. 

A tabela SAC que é um sistema de amortização cuja cota de amortização é constante e as prestações são decrescentes durante o prazo do financiamento. No Brasil, a maioria dos financiamentos imobiliários são feitos utilizando a tabela SAC como método de cálculo das parcelas. Além do financiamento de imóveis, a tabela SAC é bastante utilizada para empréstimos e financiamentos para empresas.

Por fim, seguindo todas as orientações e escolhendo uma construtora de confiança, você estará seguro de que irá adquirir a sua tão sonhada casa própria.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem