CULTURA: Dia da Bossa Nova, gênero criado pelo juazeirense João Gilberto, é comemorado neste dia 25 de janeiro


25 de janeiro é uma data especial, é o dia em que se comemora a Bossa Nova, gênero musical criado pelo ilustre juazeirense João Gilberto.

Com sua genialidade, o músico criou o gênero que mescla o samba tradicional com jazz americano e é caracterizado por ser mais "intimista", que revelou nomes como Tom Jobim e Vinicius de Moraes. A data escolhida, inclusive,  é uma homenagem ao dia de nascimento de Tom Jobim.

Enquanto João Gilberto trouxe o ritmo e a batida, Tom Jobim trouxe uma harmonia um pouco mais requintada ao movimento. Sua participação na Bossa Nova foi imortalizada em composições como "Eu sei que vou te amar" (1958), "Águas de março" (1972), "Pela luz dos olhos teus" (1977), entre outras.

Memorial Casa da Bossa Nova

Em Juazeiro, a Prefeitura mantém o Memorial Casa da Bossa Nova, que fica na Praça da Catedral Nossa Senhora das Grotas, onde também funciona a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.  O Memorial abriga a história da Bossa Nova e de João Gilberto, além de fotografias e discos. O local, que foi a casa onde João Gilberto morou em Juazeiro,  é aberto ao público,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A visita é gratuita e permite um verdadeiro mergulho às origens da Bossa Nova.

Texto: Karem Moraes/ Ascom Seculte PMJ

Foto: Ascom PMJ

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem