CRISE NA AMÉRICA LATINA : Manifestantes tomam as ruas da capital do Peru pela primeira vez . Veja imagens!!

fotos: AFP

Da Redação
Por Taciano Medrado

Assim como no Brasil, Manifestantes no Peru também foram às ruas de Lima, capital do país, pela 1ª vez nesta  5ª feira (12.jan.2023) pedir novas eleições em um sinal de expansão dos protestos antes concentrados nas regiões do sul andino.

Segundo o site de notícias poder 360 os atos pedem a renúncia da presidente Dina Boluarte, que assumiu depois da prisão do ex-presidente Pedro Castillo, em 7 de dezembro de 2022, por tentativa de golpe de Estado. 

No balanço divulgado na 5ª feira (12.jan), a Defensoria Pública do Peru contabilizava 48 mortes pelos protestos desde o último mês. Entre as vítimas, estão 41 manifestantes, 7 pessoas que morreram em decorrência de acidentes de trânsitos causados pelos bloqueios de vias e 1 policial. Eis a íntegra do documento, em espanhol (479 KB).

Ainda segundo o documento, foram convocados só na 5ª feira (12.jan) 36 protestos por todo o país. Os atos levaram à interrupção temporária das atividades no aeroporto de Cusco, cidade próxima às ruínas de Machu Picchu. 

Em 20 de dezembro, o Congresso peruano aprovou um projeto de lei para antecipar as eleições gerais no país para abril de 2024. Originalmente, o pleito estava previsto para o mesmo mês de 2026. O projeto ainda precisa passar por uma 2ª votação, marcada para 15 de março.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem