CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO: Vazão da barragem de Sobradinho chega ao maior patamar dos últimos 12 anos nesta segunda(16)

Foto: Ascom/PMJ 

Da Redação
Por Taciano Medrado

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) liberará 4.000 m³ por segundo e essa vazão deverá se manter pelos próximos dias. A vazão da barragem de Sobradinho chega ao maior patamar dos últimos 12 anos nesta segunda(16).

No último dia 11, monitorando a situação da bacia, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) emitiu nota pública alertando a população ribeirinha sobre a possibilidade de cheias e o aumento gradual da vazão das usinas de Sobradinho e Xingó. As águas estão sendo liberadas para aguardar o grande volume de chuvas que estão caindo no Alto São Francisco.

A cheia da Bacia do Rio São Francisco, é provocada  pelas frequentes chuvas torrenciais que caem desde do mês de  dezembro entre os Estados da  Bahia e Minas Gerais. Populações ribeirinhas de cidades como Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Paulo Afonso e Anagé já estão sendo atingidas. 

Especialistas dizem que o nível do rio deve continuar subindo até meados de abril, porque há previsão de chuva para a região, especialmente na Bacia do Rio São Francisco.  

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, alerta que a situação é ainda mais delicada para a população ribeirinha do que a da última vez em que ocorreu uma cheia desse nível.

“As condições do rio eram totalmente diferentes, não existiam tantos bancos de areia e ilhas como hoje, por exemplo. Então a previsão é de uma situação pior porque as águas vão se espalhar muito mais, já que não tem tanta profundidade, ou seja, o rio está raso”.


Barragem Pedra do Cavalo 
Sobradinho 
Companhia Hidrelétrica do São Francisco Chesf Juazeiro 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem