CHEIA DO RIO SÃO FRANCISCO: Com aumento da vazão do rio, guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro orientam que cuidados para evitar acidentes sejam redobrados

Com o aumento da  vazão do Rio São Francisco, a quantidade de pessoas que tem estado ao longo da Orla de Juazeiro para tomar banho ou ainda visitar o local tem aumentado bastante, principalmente aos finais de semana. Por isso, os guarda-vidas vinculados à Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes alertam para que os cuidados na água sejam redobrados.

“Nós observamos um aumento muito grande de banhistas na última semana, principalmente no trecho da Orla II, aproveitando a cheia do rio, porém, o que é diversão para alguns pode se tornar uma dor de cabeça para outros, pois, os afogamentos podem ser facilitados nesta situação”, diz o coordenador do grupo, Eriel Henrique.

Eriel destaca que a combinação bebida e rio é perigosa e que a equipe de guarda-vidas busca fazer um trabalho de conscientização e prevenção com quem visita o local. “Infelizmente é comum vermos pessoas bebendo e entrando no rio, ou ainda bebendo e deixando crianças sem supervisão, o que é bastante perigoso. Então, a gente sempre busca conversar, orientar e, principalmente, bater na tecla que a falta de sobriedade é um dos maiores fatores que provocam acidentes e fatalidades”, explica.

A equipe de guarda-vidas atua na Orla de domingo a domingo, das 8h às 17h, no perímetro entre a Marinha até o bairro Angari e inclusive explica que nenhum local ao longo da Orla é apropriado para banho. “Nós trabalhamos diuturnamente e abordamos os banhistas, as pessoas que vão utilizar os caiaques e orientamos que a Orla não é um lugar próprio para banho”, complementa Eriel.
 
Dicas

O coordenador aproveitou ainda para dar valiosas dicas para quem pretende se refrescar nos dias quentes no Rio São Francisco e principalmente durante o aumento da vazão.  “As dicas principais são: não se afastar da margem e observar sempre onde há guarda-vidas e bandeiras vermelhas que indicam perigo. Ideal ficar com água abaixo do umbigo; cuidado redobrado com crianças: se estiver com elas, não ingerir bebida alcoólica e não deixá-las nem um minuto sem supervisão”, alertou.

Texto: Karem Moraes - Assessora de Imprensa da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE)

Foto: Ascom PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem