BOMBA!!!! ESPANHA - Milhares de pessoas se manifestam nesse sábado(21) `contra o governo do esquerdista Pedro Sánchez

Milhares de pessoas se manifestam em Madri, capital da Espanha, contra o governo de Pedro Sánchez, em 21 de janeiro de 2023.© Pierre-Philippe Marcou

Milhares de pessoas se manifestaram neste sábado (21) em Madri, capital da Espanha, contra o governo do esquerdista Pedro Sánchez, em um protesto apoiado pelo partido de extrema-direita Vox.

Entre bandeiras vermelhas e brancas, os manifestantes pediram a renúncia de Sánchez. Alguns seguravam cartazes com a foto do chefe do governo e a frase "traidor".

Segundo dados da delegação do governo, mais de 30 mil pessoas foram à Praça de Cibeles, no centro da cidade, para participar do protesto. Os organizadores afirmam que foram mais de 700 mil manifestantes.

A manifestação foi convocada por uma dezena de grupos e organizações de direita e tem o apoio do Partido Popular (PP, conservador), líder da oposição, e do partido de extrema-direita Vox.

O protesto acontece após o governo abolir o crime de sedição, pelo qual foram condenados nove funcionários catalães pró-independência, como resultado do seu papel na tentativa de secessão da sua região, no nordeste de Espanha, em 2017. 

O crime foi substituído por outro com pena de prisão mais leve. A oposição quer reverter esta medida quando voltar ao poder.

Os conservadores também se opõem a uma lei histórica contra a violência sexual que endurece as penas para estupro, mas suaviza para outros crimes sexuais.

"Estou aqui para apoiar uma mobilização contra o pior governo da história. Há um governo para derrubar, que enfrentou os espanhóis, solta estupradores, solta golpistas", disse o líder do Vox, Santiago Abascal, a repórteres.

O líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, não esteve no presente mas incentivou os membros da formação a comparecer.

A maioria das pesquisas indica que o PP poderia vencer as eleições gerais marcadas para o final do ano, embora precisaria do apoio do Vox para governar. A Espanha também realiza eleições municipais em uma dúzia de regiões em maio.

Com informações da AFP

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem