A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO JÁ COMEÇOU: A polêmica envolvendo Cláudia Raia e a Lei Rouanet

Foto ilustração - ©Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Da Redação

De acordo com vários sites, de política, economia e celebridades, a atriz Cláudia Raia conseguiu R$ 5 milhões através da Lei Rouanet. Pouco depois, o governo, através de uma portaria publicada na última quarta-feira (18).

Desde então, o assunto vem "quebrando" a Internet. Há quem apoie e há quem defenda o ato e a lei em si. Ela vai investir os 5.057.203,63 na peça "Os Musicais", de responsabilidade da empresa Renato Cesaretto Chiquito.

A Lei Rouanet existe desde 1991 e serve como incentivo à cultura nacional. De forma resumida, o governo federal dá dinheiro para artistas, o que causa muita polêmica.

O artista ainda pode abater o valor no imposto de renda. Em contrapartida, o escolhido pode ter que fazer programas sociais. A Raia, por exemplo, dará aulas gratuitas de teatro, além de distribuir alguns ingressos.

A Lei Rouanet contempla sete áreas: 1) Artes Cênicas; 2) Livros de valor Artístico, Literário ou Humanístico; 3) Música Erudita ou Instrumental; 4)Exposições de Artes Visuais; 5) Doações de acervo para Bibliotecas ou Museus; Arquivos Públicos e Cinematecas;

6) Produção de obras Cinematográficas e Videofonográficas de Curta e Média Metragem e 7) Preservação e Difusão do Acervo Audiovisual e Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial.

Quem a defende diz que o investimento amplia a cultura do Brasil e desenvolve o PIB nacional. Por exemplo: com este dinheiro, pode ser desenvolvido um filme brasileiro. Nos cinemas, o dinheiro ficará por aqui em vez ir para produções americanas.

Quem é contra diz que a Lei é usada como lavagem de dinheiro. Além disso, eles entendem que esta é uma forma de "comprar" a classe artística, que passaria a defender o governo. Eles também entendem que há muito artista rico recebendo o incentivo.

"R$ 2,5 milhões por espetáculo, fora os ingressos, fora os patrocínios, para uma mulher rica, para um público rico. Onde ligo para parar de pagar impostos?", escreveu um usuário. "Um absurdo", disse outro.

"Bom dia. Bora trabalhar que os musicais de Cláudia Raia precisam ser pagos", reclamou um usuário, nesta sexta-feira (20).

Muitas pessoas aproveitaram a situação para brincar e dizer que ela vai usar o dinheiro para gastar na gravidez. Raia espera por Luca, que deve nascer em fevereiro.

Fonte: Flipar

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem