Pacientes da Policlínica Municipal de Juazeiro terão acesso a testes rápidos para ISTs e palestras sobre prevenção da Aids


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde, continua empenhada em conscientizar a população sobre HIV/Aids e realizará mais uma ação em alusão à campanha Dezembro Vermelho. Na próxima terça-feira (20), equipes de saúde oferecerão testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e orientações sobre prevenção à doença na Policlínica Municipal.

Os profissionais do Centro de Informações em Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/AIDS e Hepatites Virais (CIDHA) estarão na Policlínica das 8h às 12h disponibilizando os testes. “Será mais uma oportunidade de reforçar junto à população a importância dos métodos preventivos contra o HIV, como o uso de preservativos e a Profilaxia Pós Exposição (PEP). É muito importante saber sobre o seu estado sorológico, saber se está com HIV e iniciar o tratamento precocemente para evitar o desenvolvimento da Aids”, explicou o gerente do CIDHA, Adeiton Junior.

Dezembro Vermelho

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O desafio é conscientizar a população sobre as formas de prevenção e busca por testes e tratamento precoce para que, em caso de contaminação, a pessoa viva com o vírus sem desenvolver a Aids.

Segundo dados epidemiológicos sobre HIV/AIDS da Secretaria de Saúde, de 2012 a 2021, foram notificados em Juazeiro 234 novos casos de HIV e 341 de AIDS. Em 2022, até o mês de novembro, foram confirmados no município 23 casos de HIV e 28 de AIDS. Dos 51 casos deste ano, 70% foram de pessoas do sexo masculino.

 

Texto: Marcela Cavalcanti - Secretaria de Saúde 

Fotos: Pedro Angelo

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem