Homenagem aos 62 anos da Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF), uma Faculdade extinta e transformada em um Departamento da UNEB

Turma de agronomia de 1987

Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Engenheiro Agrônomo - Famesfiano

A antiga Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF), completou no  dia 10 de dezembro, 62 anos de fundação. A pioneira instituição de ensino superior do Vale do São Francisco, a FAMESF foi celeiro de grandes profissionais da Agronomia e destacou-se por ser uma das melhores faculdades do país.

O curso de Agronomia da FAMESF, foi criado em 1960 na antiga Escola de Agronomia motivado pela importância de implantar uma graduação que atendesse a demanda agrícola da região. Em seguida, se tornou Faculdade de Agronomia do Vale do São Francisco (FAMESF). Na década de 1980, especificamente e, 1983 a instituição sofreu um duro golpe e foi transformada e um Departamento incorporado pela Superintendência Estadual do Ensino Superior (SESEB) que depois se transformou em Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Várias foram as reações contrárias a essa incorporação por parte dos egressos da antiga FAMESF. Manifestações foram realizadas por antigos alunos e professores no intuito de impedir que a tradicional Faculdade símbolo da região fosse extinta. Mas de nada adiantou, afinal os detentores do poder já tinham batido o martelo. Nessa época eu fazia cursava o segundo ano e fui um dos que juntos aos demais colegas contemporâneos que viajamos para a SESEB em Salvador para protestar. 

Segundo o Superintendente da época chamado Edelzuito Soares devido a necessidade de submeter o curso de Agronomia a um processo de redimensionamento curricular decorre de diversas razões, destacando o significado da articulação do processo formativo às demandas contemporâneas do mundo do trabalho e, sobretudo de desenvolvimento humano e social. Com isso, em 2013, a nossa querida FAMESF foi oficialmente extinta e transformada em um mero Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da UNEB. As incoerências são tão gritantes qeu esse mesmo Departamento agrega também o curso de Direito, uma área totalmente incompatível com a parte técnica e de extensão.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem