Gestão Suzana Ramos apresenta resultados promissores da educação em Juazeiro alcançados através de Plano Municipal


Com o objetivo apresentar e discutir os resultados alcançados e consolidados no Documento de Avaliação do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), reuniu nesta terça-feira (06), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (Efep), a equipe técnica de monitoramento e avaliação do PME, cumprindo mais uma etapa de apreciação do documento, para a garantia da manutenção do direito à educação de qualidade.

A elaboração do PME se deu através do planejamento conjunto da gestão municipal com a sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Educação, Associações, Sindicato, diretores de escolas, professores, alunos, universidade, entre outros. O Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, estabelece 20 metas projetadas no Plano Nacional de Educação, que visam garantir o direito à educação de qualidade, de forma que o município avance no atendimento educacional, sendo um dos principais instrumentos de política pública do município.

Resultados promissores

Lino Marcos da Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Juazeiro (CME), e representante das instituições de ensino superior, falou sobre a importância da avaliação e monitoramento do PME para o município. “O Plano Municipal de Educação é um importante documento para a educação local, uma vez que estabelece prioridades e orienta o planejamento das ações educacionais no município. Dessa maneira, o seu monitoramento é fundamental para avaliar o progresso em direção ao alcance das metas estabelecidas, realizando-se a verificação da efetivação, parcial ou total, das estratégias planejadas”, disse Lino. 

“Em relação aos resultados do monitoramento deste ano, já podemos apontar, de modo preliminar, que o município de Juazeiro conseguiu progredir em várias metas, ainda que a educação, de um modo geral, tenha sido uma das áreas mais fortemente atingidas pela pandemia da Covid-19. Nesse sentido, podemos citar a qualidade da educação básica no município, medida pelo indicador IDEB, que nos anos iniciais do Ensino Fundamental obteve em 2021 índice superior ao estabelecido pelo PME para o ano em questão”, completou o presidente do CME.

Segundo a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, o período de vigência do Plano corresponde ao decênio 2015-2025, e a atual gestão municipal tem assumido o compromisso prioritário de manter as atividades e metas propostas atualizadas, tornando a execução do PME cada vez mais eficaz. “O PME é um instrumento definidor de políticas públicas exitosas, e em Juazeiro, a gestão Suzana Ramos tem ampliado o acesso e a melhoria da qualidade da educação municipal, vencendo desafios sempre presentes e cumprindo as metas estabelecidas pelo Plano, suprindo gradativamente, as necessidades educacionais de Juazeiro para ofertar, com qualidade, uma Educação de excelência em todas as etapas e modalidades”, concluiu Alexandrina.

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Edinazio Dias – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS