“DIA MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA”, : Prefeitura de Juazeiro destaca ações inclusivas e inovadoras na educação

Neste sábado (10) é celebrado o “Dia Municipal da Pessoa com Deficiência”, instituído em Juazeiro através da Lei n° 3.356/2017, com o objetivo de sensibilizar e contribuir para conscientização da população juazeirense sobre a importância de respeitar as pessoas com deficiência. Na educação municipal de Juazeiro, diversas iniciativas já são adotadas para atender os estudantes que integram esse segmento, e são ações que vão além da sala de aula, como a implementação do Espaço Humanizar, que será entregue à população no dia 14 de dezembro.

A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) dispõe do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (Napsi), composto por profissionais que realizam um trabalho multiprofissional, com a participação de psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, ampliando a assistência aos estudantes com deficiência ou dificuldades de aprendizagem. Além disso, profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), também fazem parte do corpo de profissionais das escolas que possuem alunos com deficiência matriculados, atuando com o objetivo identificar e eliminar barreiras no processo de ensino e aprendizagem. Em algumas escolas, também há a presença de intérpretes de Libras.  

Novos serviços

E mais uma novidade está prestes a ser inaugurada, é o Espaço Humanizar. A iniciativa oferta diversos serviços, entre eles, triagem pedagógica, psicopedagógica, psicológica, terapêutica, serviço social, aulas de hidroterapia e massoterapia. A unidade fica localizada na Rua da Grécia, nº 107, no bairro Coreia, e conta ainda com um espaço para realização de atividades lúdicas com as crianças.

A estrutura física das escolas municipais também é pensada para atender com conforto e qualidade. Rampas de acesso para cadeirantes e banheiros acessíveis fazem parte das diversas melhorias que já foram implementadas em 37 escolas da sede e interior, que passaram por requalificação, e também para as que estão em processo ou previstas para reforma.

“A inclusão é um dever social e a Seduc busca dar todo o suporte para que ela de fato aconteça. Estamos sempre em diálogo com a comunidade escolar e representantes de instituições que representam as pessoas com deficiência, para alinharmos ações e adequarmos soluções, a fim de prestar à nossa comunidade escolar as melhores experiências educacionais”, contou a coordenadora do Napsi, Jumária Monteiro.

Promoção da qualidade de vida

O presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) de Juazeiro, Josewilson Souza,  destacou a importância dessas iniciativas para a promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. “Quando nós percebemos a política de inclusão se expandindo e acontecendo, a preocupação da gestão em discutir com o movimento social, e nós podemos dizer isso com tranquilidade, porque temos abertura para dialogar com cada pasta sobre essa política, notamos a cada dia a mudança na vida das pessoas com deficiência”, explicou Josewilson.

 

Ascom/Seduc/PMJ

Foto: Pedro Angelo - Ascom PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem