VOCE SABIA! Branco X Vermelho: afinal, qual é a diferença entres estes ovos?


Da Redação
Por; Taciano Medrado

Muitos de nós já se perguntaram se quando compramos ovos se há uma diferença entre brancos e vermelhos. Alguns argumentam que os ovos marrons são mais saborosos, têm mais nutrientes ou são mais orgânicos que os brancos. Mas você sabe mesmo a diferença entre eles?

Depende da galinha

De fato, embora eles nos tenham feito acreditar por um longo tempo que os ovos vermelhos são escuros porque contêm mais nutrientes do que os seus semelhantes brancos, a explicação por trás da pigmentação da casca é muito simples: a cor do ovo depende da raça da galinha. 

Então, que galinha põe o que?

Para esclarecer nossas dúvidas, conversamos com a Avicola Monte Buey, uma empresa mexicana especializada na produção de ovos. Eles nos explicaram que galinhas de penas brancas põem ovos da mesma cor. Da mesma forma, aquelas com penas escuras sempre colocam ovos vermelhos.

E a cor das gemas?

No que diz respeito à cor da gema, ela terá um amarelo mais ou menos intenso dependendo da quantidade e do tipo de milho que as galinhas comem.

E o preço?

Você pode estar se perguntando por que ovos vermelhos são mais caros. Isso ocorre porque frangos de plumagem escura são geralmente maiores e precisam comer mais. O custo da comida se traduz em preços mais altos do produto final.

Ao mesmo tempo, a moda dos ovos vermelhos está aumentando a demanda e, com ela, o preço final. Ou seja, o preço não tem nada a ver com o sabor ou a qualidade do ovo.

Então... Qual deles é o melhor?

Embora haja muita informação contraditória na internet, a verdade é que a cor, ou as manchas que têm um ovo, não determinam seu valor nutricional. Ou seja, não faz diferença... os dois tipos de ovos são os mesmos!

Então você já sabe, a próxima vez que for comprar ovos não olhe para a cor, mas o tamanho, a dureza da casca e, de preferência, se são de galinhas criadas ao ar livre, fora de confinamento.

Fonte: Receitas sem fronteiras 

Fotos: © Getty Images

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem