SAÚDE MASCULINA: Quase 9 mil homens são acompanhados pelo ‘Programa HiperDia’ nas UBSs em Juazeiro


Cerca de 9 mil homens estão sendo acompanhados atualmente pelo ‘Programa HiperDia’ pelas equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Juazeiro. O programa realiza um acompanhamento dos pacientes com hipertensão e diabetes das comunidades para garantir um controle das doenças e garantir melhor qualidade de vida a estes usuários.

Sendo monitorados pela existência da hipertensão e/ou da diabetes, o público masculino passa a ter um contato maior com as equipes das unidades e, com isso, acabam voltando a atenção para os cuidados com a saúde de modo geral. De acordo com o médico das UBSs de Massaroca e Juremal, Rodrigo Mota, os homens, historicamente, são mais resistentes à procura pelo atendimento médico. “Normalmente os homens procuram a Atenção Básica influenciados por alguém da família ou com o agravamento agudo de alguma doença. Como eles demoram mais, as doenças cardiovasculares agravam mais nos homens e é comum a gente encontrar homens com alguma sequela de doença cardiovascular”, destacou o médico especialista em Saúde da Família.

O mês Novembro Azul, apesar de ter as atenções voltadas para a prevenção do câncer de próstata, acaba sendo uma excelente oportunidade para que o público masculino tenha um cuidado maior com a própria saúde de modo geral. “O Novembro Azul é importante, pois a propaganda feita por causa do câncer de próstata acaba ajudando a gente a fazer a procura por outras doenças”, disse o médico Rodrigo Mota.

‘Programa HiperDia’

Acompanhados pelas equipes das UBSs, os pacientes do HiperDia são monitorados sobre a doença e medicações necessárias, por exemplo. Segundo o médico, o paciente do programa realiza visitas regulares para acompanhamento da hipertensão e/ou da diabetes. “É saudável que este paciente vá de 3 a 6 meses para os atendimentos para este acompanhamento mais de perto. Mas se não ocorrer, a equipe precisa fazer a busca ativa para provocar a ida do paciente para a unidade”, explicou o médico.

 Ascom Sesau PMJ

Fotos: João Pedro Soares

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem