PUBLICIDADE SOLIDÁRIA: Clínica de Petrolina usa hortoterapia em tratamento de dependência química

 


O cultivo de hortaliças como parte do tratamento de pacientes com dependência química foi adotado pela Clínica Hospitalar Vida Serena, em Petrolina. O projeto está sendo implantado com o auxílio do engenheiro agrônomo e professor, José Batista da Gama, que já implantou 23 hortas no município, de forma voluntária.  

A hortoterapia trata-se de um tratamento alternativo e uma técnica que combina o cultivo de plantas, hortaliças, jardinagem em geral com o foco em cuidar da saúde física e principalmente mental de uma pessoa.  O fato de entrar em contato com a terra, com a natureza em geral, permite que a pessoa consiga aprimorar, no físico, suas habilidades motoras, cardíacas, respiratórias e também, contribui para elevar sua imunidade.  Porém, a prática da hortoterapia também contribui com o equilíbrio emocional, como por exemplo o desenvolvimento da autoestima, a sensação de bem estar que o contato direto com a natureza transmite.

“Um dos objetivos da hortoterapia  é manter o equilíbrio físico e mental, quando se desenvolve a terapia ocupacional. Em contato com a planta o residente desenvolve a autoestima, cultivando com amor e se vê o resultado. Tudo sem agrotóxicos, usando composto orgânico. E isso também vai melhorar o hábito alimentar de todos que estão na clínica, porque as hortaliças são ricas em sais minerais e vai dar um colorido especial no prato que já é uma recomendação da nutricionista,” destacou José Batista.

Na Clínica Hospitalar Vida Serena, todo o processo de cultivo será de responsabilidade dos residentes. Plantar, regar, controlar as pragas e doenças com produtos naturais, adubar organicamente e colher.

Benefícios da hortoterapia

Realizar o plantio e o cultivo de hortaliças é uma atividade de fácil e proporciona grandes benefícios para quem pratica. Além de contribuir para a saúde mental e emocional da pessoa, por isso, a hortoterapia é indicada no tratamento de pacientes com depressão, ansiedade, Alzheimer e síndrome de Down. Porém, essa prática também é indicada para qualquer pessoa e de qualquer idade independente se é ou não portadora de alguma síndrome.

No corpo, a prática do cultivo de hortas, diminui a frequência cardíaca, melhora a imunidade, melhora a coordenação olho-mão, diminui o estresse. No cognitivo, estimula a memória, melhora a concentração, aumenta a capacidade de atenção e contribui para o foco e melhorar o cumprimento de metas. No psicológico, proporciona sensação de calma e relaxamento, aumenta a sensação de bem-estar, a satisfação pessoal, diminui os sintomas e efeitos da depressão, aumenta a autoestima e a sensação de estabilidade, melhora o humor e o senso de valor pessoal.

Clínica Hospitalar Vida Serena

A Clínica Hospitalar Vida Serena, referência em Petrolina, sertão de Pernambuco de Vale do São Francisco, atende homens em situação de dependência química, com equipe multidisciplinar envolvendo médicos, enfermeiros, terapeutas e monitores para acompanhamento 24 horas dos pacientes.

A clínica fica localizada à Rodovia Centro Pedrinhas – Condomínio Recanto das Águas, Chácara Vida Serena, 620. O espaço fica aberto 24 horas, de domingo a domingo. Para os pacientes e familiares, o contato pode ser feito através dos números: 87 – 99209-6678.

Assessoria de Comunicação Clínica Vida Serena

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem