Prefeitura de Juazeiro volta a chamar atenção da população para o combate ao mosquito Aedes aegypti


Da Redação

Durante o mês de novembro a Secretaria de Saúde de Juazeiro intensifica suas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O objetivo da ação é continuar o trabalho de conscientização da população sobre os perigos e a importância de combater o inseto e os criadouros, principalmente, com o aumento da precipitação de chuvas na região. Vale lembrar que no último dia 20 de outubro o Ministério da Saúde lançou uma campanha nacional com o tema: 'Todo dia é dia de combater o mosquito'.

O Núcleo de Combate às Endemias é o responsável pelos trabalhos de controle e prevenção dessas arboviroses. Com uma equipe de cerca de 80 servidores, são realizados trabalhos de campo na zona urbana e interior de Juazeiro. "Realizamos visitas domiciliares periódicas no intuito de eliminar os focos existentes, seja dentro ou nos arredores do imóvel. Além disso, o Núcleo também faz um trabalho quinzenal de visitas a oficinas mecânicas, sucatões, cemitérios, entre outros, e, caso haja necessidade, realizar o bloqueio perifocal - borrifação de produto em locais com altos índices de foco e infestação do mosquito", explicou o supervisor do Núcleo de Endemias, Diego Alves da Silva.

Combate ao mosquito

A forma mais eficaz de prevenção é o combate ao mosquito Aedes aegypti em conjunto com as ações desenvolvidas pelo município, que juntas ajudam a evitar a proliferação do inseto.

Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.

 
Dengue Zap

Além do trabalho porta-a-porta, a gestão municipal disponibilizou o ‘Dengue Zap’ (74 98827-9832), um número exclusivo para recebimento de demandas relacionadas às arboviroses em Juazeiro. Nele é possível indicar a existência de terrenos baldios, casas fechadas e quaisquer outras situações que possam servir de criadouros para o mosquito.

Ascom/Sesau/PMJ.
Fotos: Ascom PMJ.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem