Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro fortalece a inovação nas escolas municipais com conceitos de Robótica e gamificação



O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Juazeiro é um órgão vinculado à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e que também possui um eixo educacional, colaborando com a formação de profissionais que atuam na educação municipal, em áreas voltadas para a inovação tecnológica. O Núcleo também auxilia no desenvolvimento de diversas ações que impactam diretamente na inserção da tecnologia de forma pedagógica em sala de aula, como na construção do novo currículo escolar, inclusive, estruturando o componente curricular “Robótica”, inovador na rede municipal de ensino de Juazeiro, assim como conceitos como a “gamificação” (metodologia que utiliza a estratégia de jogos em atividades do dia a dia).

O componente curricular “Robótica”, projeto inédito na rede municipal de ensino de Juazeiro, tem previsão de ampliação para aplicação em mais escolas de tempo integral da rede, e o NTM, em conjunto com a Superintendência de Ensino da Seduc, está revisando os documentos estruturantes da disciplina, para contemplar novos públicos. O processo de estruturação prevê aprovação dos documentos na Câmara de Vereadores de Juazeiro e a oferta de formações continuadas específicas sobre a área. 

Além disso, o desenvolvimento de projetos auxiliares na área de “gamificação” também faz parte das inovações tecnológicas para as escolas. A ideia é introduzir a gamificação, por meio de jogos alfabetizadores, facilitando o ensino-aprendizagem. Já está sendo realizado um projeto-piloto com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Municipal Judite Leal Costa, e também com séries finais da Escola Municipal Mandacaru, com o uso do material Explorum.    

Aplicabilidade

Para além da inserção de novos conceitos no ensino, garantir sua aplicabilidade de forma permanente nas escolas também é uma preocupação da Seduc. As escolas municipais estão participando de oficinas para elaboração de seus Planos Políticos Pedagógicos (PPPs) que, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e demais marcos políticos educacionais, devem fundamentar as ações das escolas. O NTM participa do processo de formação continuada, em conjunto com os formadores da Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), através da discussão sobre a reconstrução desses PPPs com representantes das  138 escolas municipais. Os PPPs são importantes documentos que devem estar alinhados ao Documento Referencial Curricular de Juazeiro (DRCJ), o novo currículo da rede municipal de ensino.

“A rede municipal de ensino de Juazeiro tem um potencial fantástico para a inserção da inovação tecnológica. Nossos estudantes terão à disposição uma ampliação do trabalho que já iniciamos durante a pandemia, e que agora, se torna mais que essencial nesse novo momento. A gestão municipal tem trabalhado para que isso seja de fato uma realidade e o NTM possui total know-how para promover essas adequações”, explicou o coordenador geral do Núcleo, Reginaldo Medrado.

 Ascom/Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem