Ministro Gilmar Mendes do STF suspende investigação sobre suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações envolvendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entenda o caso!

Foto divulgação

Da redação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou que as investigações sobre suspeitas de corrupção, lavagem de dinheiro e fraude em licitações envolvendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) fossem suspensas.

Entre os investigados estavam os membros da família Simonsen, fundadora da instituição. Segundo Mendes, a Justiça Federal dia Rio de Janeiro tem “indevida expansão da competência” para julgar o caso e citou uma “universalização” da Lava Jato do Rio.

Destaque-se que nenhum órgão jurisdicional pode arvorar-se como juízo universal de todo e qualquer crime relacionado ao desvio de verbas ou à corrupção, à revelia das regras de competência”, escreveu o ministro.

Além da suspensão, Gilmar Mendes também exigiu a notificação das Corregedorias do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público por ter “reiterado descumprimento de decisões proferidas” pela Corte.

Segundo o portal de notícias Metrópoles, a FGV tem laços estreitos há tempos com magistrados de Cortes superiores. Nos últimos tempos a fundação passou, por exemplo, a participar da organização de eventos jurídicos que eram realizados por entidades ligadas a magistrados e que recebem patrocínios de empresas com interesses em tribunais.

A quebra dos sigilos da entidade no curso da investigação pode detalhar o caminho do dinheiro a partir dos repasses, com chances de escalar o caso para instâncias elevadas do Poder Judiciário. Integrantes da cúpula da FGV que são alvo dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta são íntimos de importantes ministros das Cortes brasilienses.

Entre os assuntos que são objeto da operação está o uso da fundação para a emissão de pareceres cuja contratação servia, de acordo com a apuração, para mascarar pagamentos de propina a agentes públicos. O esquema inclui empresas de fachada no Brasil e contas em paraísos fiscais do Caribe, como Bahamas e Ilhas Virgens.” Reveja

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem