Laboratório de Epidemiologia e Doenças Infecciosas da UNIVASF tem primeira etapa de obra finalizada. A obra é fruto de uma parceria entre a Funasa e a Univasf.


Da Redação

A execução da primeira etapa da obra de adequação de espaço para instalação do laboratório de Epidemiologia e Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF foi finalizada nesta quarta-feira (09). A parte inicial da adequação incluiu a instalação de placas de drywall, necessárias para dividir os ambientes onde serão instalados os equipamentos do laboratório, que terá nível 2 de biossegurança.

A obra é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional da Saúde - FUNASA e a UNIVASF, no contexto do Curso de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais. Tanto o laboratório quanto o Curso de Especialização estão vinculados ao Colegiado de Medicina da Univasf, em Petrolina, e estão sob responsabilidade do professor Anderson Armstrong.

O laboratório de Epidemiologia e Doenças Infecciosas é o primeiro do tipo na região do Vale do São Francisco e tem como finalidade realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as atividades da parceria entre a FUNASA e a UNIVASF. Para o responsável técnico do laboratório e professor da UNIVASF, Rodrigo Feliciano, este espaço vai primariamente ser parte integrante do Curso de Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais, mas também irá contribuir, no futuro, para o estudo das doenças negligenciadas, como tuberculose, hanseníase, leishmaniose, entre outras.

“O laboratório vai servir para dar suporte ao desenvolvimento de pesquisas na área de epidemiologia, de análise de controle de infecções, controle de qualidade da água e de todos esses tipos de análises que estão ligadas ao controle de doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas que são bem importantes aqui na região”, destacou Feliciano.

Segundo Armstrong, o laboratório de Epidemiologia e Doenças Infecciosas será um legado dessa parceria.  “Esse laboratório vai continuar como um grande legado para nossa universidade, ou seja, os estudantes da graduação e pós-graduação terão acesso, os professores da instituição também vão poder desenvolver outros projetos de ensino, pesquisa e extensão. E, por isso, será um legado importante para nossa universidade aqui no semiárido nordestino” concluiu.
 
Para a Diretora do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA, Deborah Silva Figueiredo  Roberto, a construção do laboratório será uma contribuição importante da parceria entre as duas instituições para a população em geral, pois a região passará a contar com mais uma estrutura dedicada a estudar e conhecer os fatores que influenciam ou determinam as características e condições de saúde das populações do Vale do São Francisco, podendo servir como  contribuição aos processos de tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de saneamento e de saúde como um todo.
 
Deborah Roberto destacou ainda a relevância do laboratório durante o processo de formação dos estudantes da Especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para as Comunidades Rurais. “Esse laboratório trará uma contribuição muito importante aos especializando, pois será um centro de referência científica capaz de produzir, em casos concretos, informações fidedignas acerca das doenças relacionadas à ausência ou insuficiência de serviços ou soluções adequadas de saneamento, certamente um dos grandes desafios a serem enfrentados em todo o território nacional, principalmente nas áreas rurais” destacou.

O laboratório terá 150 m2 e a segunda fase da obra será destinada a instalação elétrica, hidráulica e de mobiliário fixo. A obra também conta com apoio da Reitoria da Univasf e da Prefeitura Universitária.

Texto e foto:  Adeilton Jr - Ascom

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem