IMBLÓGLIO JURÍDICO: "Superministro" Alexandre de Moraes do TSE tenta desqualificar a ação do PL, que pede a anulação de 279 urnas: " pedido deveria abranger tudo (1º e 2º turnos)

Foto divulgação

Da Redação

Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu nesta terça-feira, 22, do PL, uma representação enviada onde pede a anulação dos votos de 279 mil urnas eletrônicas que segundo relatório apresentado por uma equipe de especialista do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica - ITA contratada pelo Partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) as citadas urnas apresentaram ocorrências significativas e importantes e que podem ter influenciado no resultado das eleições para presidente da república.

O presidente do TSE, Alexandre de Moraes tão logo recebeu a ação, numa estratégia de tentar desqualificar o pedido do PL, determinou que em 24 horas a coligação de Bolsonaro apresente um relatório completo sobre as eleições.

No despacho, Moraes destacou que as urnas foram usadas nos dois turnos das eleições e, portanto, o pedido do PL deveria abranger tudo. No primeiro turno, no entanto, o partido obteve a maior bancada na Câmara, com 99 deputados. Foi nessa etapa que a sigla elegeu, ainda, 8 senadores.

As urnas eletrônicas foram validadas por uma série de auditorias, entre as quais as das Forças Armadas e do Tribunal de Contas da União (TCU). O relatório do PL, produzido pelo Instituto Voto Legal (IVL), afirma, no entanto, que os equipamentos apresentaram “desconformidades irreparáveis de mau funcionamento”.

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse que os modelos antigos das urnas, anteriores a 2020, têm o mesmo número de identificação, o que impediria a fiscalização dos equipamentos. Essas mesmas urnas, porém, foram usadas nas eleições de 2018 sem qualquer contestação.

Com informações do Estadão

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem