Governo Lulapetista amarga sua primeira derrota, mesmo antes de assumir. Economista Ilan Goldfajn indicado pelo governo de Bolsonaro é eleito presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

Ilan Goldfajn - presidente eleito do BID - foto reprodução


Da redação
Por: Taciano Medrado

O ex-integrante da equipe de transição, o economista e condenado a não poder exercer cargo público até 2030 Guido Mantega, o que fez renunciar de participar do grupo de transição na área econômica, tentou barrar a indicação de Ilan Goldfajn para concorrer a eleição de presidente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), a mando da cúpula Lulapetista comandado por Alckmin, só porque o economista tinha sido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Guido Mantega havia enviado um pedido a coordenação das eleições da entidade pedindo adiamento das eleições, pois não concordava com o nome de  Ilan Goldfajn para concorrer ao cargo de presidente da entidade.

O ex-ministro Guido Mantega confirmou nesta 6ª feira (11) ter enviado um pedido de adiamento das eleições do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) à secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen. A questão, segundo ele, foi tratada com o Lulapetista.

Justiça feita Goldfajn foi eleito nesse domingo com 80,1% dos votos. Esta será a primeira vez que o BID, maior banco de fomento da América Latina, será comandado por um brasileiro. Goldfajn foi presidente do Banco Central e diretor licenciado do FMI.

Além do brasileiro, estavam na disputa o ex-ministro da Economia do Chile Nicolás Guzmán, Gerardo Esquivel Fernández, que é um dos diretores do Banco Central mexicano, Gerard Johnson, ex-funcionário do BID, nascido em Trindade e Tobago e Cecilia Todesca Bocco, secretária de Relações Econômicas Internacionais da chancelaria argentina, que desistiu de participar antes do início da votação.

Só restou agora ao Ex-desafeto e agora aliado do petista e coordenador do tal “governo de transição” ter que engolir de goela abaixo e parabenizar o indicado pelo governo Bolsonaro.Geraldo Alckmin parabenizou a eleição do neste domingo (20).

“Parabenizo o novo presidente Ilan Goldfajn pela vitória e, em nome do presidente Lula, reforço a disposição do Brasil em estreitar os laços com o banco pelo desenvolvimento econômico e social da nossa região”, escreveu Alckmin em sua conta no Twitter.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem