AS GAFES DO LULAPETISTA NA COP27/EGITO: Petista volta a criticar teto de gastos, desdenha de reação dos mercados e diz que crescimento do País é mais importante do que inflação. "paciência"


Da redação
Por: Taciano Medrado

O Lulapetista, que passou 580 dias preso na carceragem da polícia federal em, Brasília acusado de praticar atos de corrupção no país durantes os seus governes ou desaprendeu tudo de economia, ou de fato Ciro Gomes tinha razão quando afirmou em debate de que o petista aparentava sofrer de debilidade psicológica.

Segundo o jornalista Jake Spring do jornal Reuters, o Lulapetista em discurso lamentável na COP27 no Egito voltou a criticar nesta quinta-feira a regra do teto de gastos, afirmando que ela deveria restringir o pagamento de juros ao sistema financeiro e garantir a manutenção dos desembolsos para a área social, e desdenhou das reações do mercado financeiro a suas falas.

"Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo o que acontece é tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura, ou seja, você tenta desmontar tudo aquilo que faz parte do social e você não mexe num centavo do sistema financeiro, você não mexe num centavo daquele juro que os banqueiros têm que receber", disse Lula durante discurso no Egito, onde participa da cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima COP27.

"Ah, mas se eu falar isso vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar. Paciência. Porque o dólar não aumenta e a bolsa não cai por conta das pessoas sérias, mas por conta dos especuladores que vivem especulando todo santo dia", acrescentou.

O petista lembrou do discurso que fez na semana passada em que afirmou ser necessário ter responsabilidade fiscal, mas exaltou a importância do que chamou de responsabilidade social. Na ocasião, os mercados financeiros reagiram fortemente e interpretaram que o petista sinalizou descompromisso com as contas públicas em seu futuro governo.

"Esses dias, eu não sei se vocês acompanharam e estou até aproveitando que a imprensa brasileira está aqui, mas eu fui fazer um discurso para os deputados e eu fazia o discurso que eu fazia na campanha, que não adianta ficar pensando só em responsabilidade fiscal, porque a gente tem que começar a pensar em responsabilidade social", disse.

"O que é um teto de gastos num país? Se o teto de gastos fosse para a gente discutir que a gente não vai pagar a quantidade de juros para o sistema financeiro, que a gente paga todo ano, mas a gente fosse continuar mantendo as políticas sociais, tudo bem. Mas não."

Lula voltou a dizer que é necessário ter uma meta de inflação, mas ao mesmo tempo também repetiu que é preciso ter uma preocupação simultânea com o crescimento econômico.

"Nós temos que cumprir meta de inflação, sim, mas nós temos que ter meta de crescimento. Temos que ter algum compromisso de crescimento, de geração de emprego, por que senão como é que você vai garantir que a riqueza seja distribuída?", indagou. 

Com informações do Reuters

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem