Juazeiro recebe visita de representantes do Governo Federal para detalhar programa que fornece chip com internet grátis para estudantes

Gerente do Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, Hugo Monteiro

Juazeiro recebeu, nesta terça-feira (18), a visita do gerente do Programa Internet Brasil, do Ministério das Comunicações, Hugo Monteiro e, da representante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Ministério da Educação (MEC), Bianca Andrade. A vinda ao município teve como objetivo esclarecer sobre o programa que fornece chip com internet grátis para estudantes. Acompanhados da assessora técnica da Secretaria de Educação e Juventude, Isabel Cristina Rosa, eles participaram de uma visita à Escola Dom Avelar Brandão, no João Paulo II, primeira unidade de ensino da cidade onde o programa será desenvolvido em formato piloto, disponibilizando chips para os alunos do 4° ao 9°. 

Na ocasião, o gerente destacou a importância da ação e como irá ocorrer seu funcionamento. “O programa é muito importante para os alunos complementarem seus estudos durante sua permanência fora do espaço físico da escola, dispondo de políticas públicas ofertadas através do acesso à internet de forma integral, tornando a informação disponível e acessível no auxílio da aprendizagem. O programa é exclusivo para estudantes que pertencem a famílias inscritas e atualizadas no CadÚnico, sendo exigido o número do NIS para efetivação da solicitação do benefício, assim, a gestora da escola estará habilitada para receber esses dados e realizar a solicitação do chip que beneficiará o aluno”, explicou. 

O programa

O Programa Internet Brasil irá oferecer conexão à internet em banda larga móvel e inclusão digital por meio da disponibilização de 1.700 chips para estudantes da rede municipal de Juazeiro, e pacote de dados recarregáveis mensalmente com capacidade de 20gb. Depois da Escola Dom Avelar Brandão, posteriormente receberão o programa os estudantes da Escolas Municipal Professora Terezinha Ferreira de Oliveira e do Colégio de Tempo Integral Cívico-Militar Caic Misel Aguilar.

A assessora técnica da Seduc salienta a finalidade pedagógica do programa Internet Brasil. “Essa é mais uma iniciativa garantida pela Prefeitura de Juazeiro que assegura cada vez mais a democratização do acesso à internet com finalidades pedagógicas, que oferecerá aos estudantes da rede municipal de ensino, uma conectividade segura e acessível em todos os espaços de aprendizagem”, frisou Isabel Cristina Rosa.

Distribuição dos chips

A previsão é que a distribuição dos chips e implantação do programa aconteçam no início de novembro. Os chips não terão serviço de telefonia móvel, contando somente com a oferta de internet através recargas mensais de responsabilidade do Ministério das Comunicações e monitoramento realizado pela Embratel, contando com bloqueio de acesso em sites considerados não seguros, ou que não sejam educativos.

A gestora da Escola Dom Avelar, Yândra Mattos, comentou sobre a conquista da implantação do Programa na unidade de ensino. “Estamos muito felizes por sermos a escola pioneira no município de Juazeiro que vai receber os chips do Programa Internet Brasil. Entendo que o mundo virtual foi somado à nossa realidade para aprimorar os recursos didáticos e as metodologias que são aplicadas em sala de aula. Trata-se da oportunidade de transformar vidas através do poder da tecnologia, principalmente no rompimento de barreiras encontradas no ensino assíncrono, que por muitas vezes foi comprometido pela ausência de internet”, disse Yândra. 

Inclusão digital nas escolas municipais

Em Juazeiro, 54 escolas da rede municipal de ensino já foram contempladas com iniciativas de valorização a inclusão digital enquanto ferramenta pedagógica através do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), garantindo o fornecimento de internet de alta velocidade via wi-fi, e viabilizando o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. O Programa Internet Brasil será implantado para expandir ainda mais os recursos de ampliação de acesso à internet e a inclusão de artifícios educacionais digitais para os alunos da educação municipal.

Além de Juazeiro, outras quatro cidades nordestinas, que integram o Programa Nordeste Conectado, irão dividir, conforme percentual de número de habitantes, 10 mil chips recarregáveis.

Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem