Gestão municipal reforça diálogo com defensores da causa animal em busca de melhorias para o atendimento de animais de grande porte


A convite da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb), representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) que defendem a proteção dos direitos dos animais foram recebidos nesta terça-feira (25) pelo gestor da pasta, César Miller.

Participaram da reunião advogados e representantes de diversas ONGs, entre elas Proteger, Arcapet, Projeto Salvar, Pata de Anjo, Unidos Pelos Animais, e ainda o vereador Luciano do Valle. Na pauta do encontro, foram discutidos a sistemática para apreensão e acolhimento de animais de grande porte na cidade e a situação do curral municipal.

Durante o encontro, o secretário César Miller explanou sobre as condições estruturais do curral localizado no bairro São Geraldo e os esforços que a gestão municipal está buscando para melhorar o acolhimento dos animais de grande porte, como a contratação de um veterinário para atuar no curral e firmar uma possível parceria com faculdades da região que possuem o curso de Medicina Veterinária. 

“Somos muito sensíveis ao diálogo com os grupos de proteção da causa animal. Na realidade, em mais de vinte anos nunca houve no município estrutura suficiente e adequada para atender os problemas relacionados aos animais de grande porte. Mas a atual administração tem todo o interesse de fazer uma requalificação em toda a estrutura que envolve o trato com animais, por isso convocamos essa reunião com os protetores da causa animal justamente para ouvi-los, estreitar as relações e ter um diálogo mais efetivo, para que também consigamos encontrar juntos soluções e dar um melhor serviço no que se refere aos animais”, enfatizou César Miller. 

Diálogo 

Na oportunidade, os participantes fizeram questionamentos sobre a estrutura do espaço do curral e os procedimentos realizados para a apreensão de animais de grande porte. Eles também elencaram sugestões emergenciais que a gestão municipal pode adotar para adequar o acolhimento desses animais na cidade. Entre elas, a produção própria de alimentação para os animais, readequação do caminhão usado nas operações de apreensão e elaboração de um protocolo de recebimento de animais.

Os participantes avaliaram a reunião de forma positiva. “Eu avalio de forma extremamente positiva essa atitude proativa do município de se debruçar sobre um problema que é histórico e trouxemos hoje providências que são emergenciais. De imediato foi firmado que será disponibilizado à população um acesso para denúncias de maus-tratos, recolhimento desses animais e um protocolo próprio que visa assegurar o bem-estar do animal em primeiro lugar, e também a reestruturação do espaço e o amplo acesso da sociedade civil e da sociedade de proteção animal a esses espaços”, pontuou a advogada protetora dos animais, Pâmela Durando.  

“A partir dessa reunião eu creio que a prefeitura e o secretário César vão nos ajudar nessa causa animal, que é algo tão nobre, estamos estreitando um canal de diálogo e eu tenho certeza que agora vai sair as demandas. Eu acredito que a partir de agora a causa animal em Juazeiro vai dar certo”, completou a protetora Ana Hélia Barros.

Ascom Semaurb/ PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem