ELEIÇÕES: Forças Armadas assinam zerésima de totalização de votos no TSE


Representantes das Forças Armadas e de outras 3 entidades fiscalizadoras das eleições assinaram neste sábado (29.out.2022) a zerésima dos sistemas de totalização de votos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O documento comprova que não há nenhum voto computado aos candidatos a presidente da República nas bases de dados da Corte.

A emissão da zerésima dos sistemas de totalização é uma atividade estabelecida nas normas das eleições. Esse relatório é emitido pelo TSE, para os pleitos para presidente, e pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), para os cargos em disputa em cada Estado (governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou distrital).

No dia da eleição, cada urna eletrônica utilizada também emite uma zerésima própria. Neste caso, o documento serve para comprovar que não há nenhum voto computado na máquina antes do início da votação.

“Essa é mais uma das etapas de fiscalização, são 39 etapas de fiscalização ao todo”, disse o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, em entrevista depois do procedimento.

“A impressão da zerésima mostra que não há votos para nenhum dos candidatos da eleição federal no sistema de gerenciamento da totalização da eleição”, afirmou. “Efetivamente não há votos totalizados para nenhum dos 2 candidatos”. 

A zerésima foi emitida no começo da tarde deste sábado (29.out). O procedimento foi adiado em 2 horas e 30 minutos por causa de uma instabilidade na rede no Tribunal.

Segundo Valente, a instabilidade já era esperada. Há uma medida de praxe de proteção contra-ataques cibernéticos que fechou a rede da Corte na 6ª feira (28.out).

“Não somente usuários externos têm seu acesso fechado para muitos de nossos sistemas, como as pessoas que estão aqui dentro também não conseguem acessar o lado de fora”, disse Valente. “É um procedimento padrão, tradicional, sempre acontece em todos os turnos, só que é tecnicamente complexo”. 

“Temos que fazer a reconfiguração de vários dos nossos ativos de redes que fazem o direcionamento do roteamento entre as diversas sub-redes do prédio e também externas”, declarou.

O presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes não participou do evento. O magistrado está em São Paulo, local de seu domicílio eleitoral. Ele votará no começo da manhã, e viajará para Brasília, onde fará um pronunciamento por volta das 14h, no TSE.

Softwares

O TSE também fez neste sábado (29.out) a verificação dos sistemas eleitorais usados na transmissão e totalização dos votos computados pelas urnas eletrônicas.

O procedimento também é praxe e faz parte das regras estabelecidas para o pleito. A ação serve para comprovar que os softwares instalados no data center do Tribunal são os mesmos que foram lacrados e assinados digitalmente em cerimônia no começo de setembro.

Na ocasião, em 2 de setembro, além de receber a assinatura do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, os sistemas também foram assinados pelos seguintes representantes das entidades fiscalizadoras: Forças ArmadasPF (Polícia Federal), MPE (Ministério Público Eleitoral), CGU (Controladoria Geral da União), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro).

Na verificação feita na manhã deste sábado (29.out), foram verificadas as assinaturas de 4 softwares da Justiça Eleitoral: Gerenciamento da Totalização, Receptor de Arquivos de Urnas, InfoArquivos e Transportador WEB.

Os sistemas servem para fazer a totalização dos votos que chegam ao TSE, transmissão e recepção dos Boletins de Urna e transmissão dos votos.

Na véspera do 1º turno, em 1º de outubro, o procedimento também havia sido feito.

Com informações do poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem