2º TURNO: Lula e Bolsonaro empatam entre os que dizem que vão votar. Mas 33% das abstenções dizem que não votam em Lula contra e apenas 4% dizem não a Bolsonaro. Aponta Pesquisa PoderData


Da Redação

Pesquisa PoderData realizada 3 a 5 de outubro de 2022 mostra que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) empatam numericamente entre os eleitores que dão certeza de que vão sair de casa para votar no 2º turno. Neste público, o petista e o atual presidente marcam 47% dos votos, enquanto 5% votariam em branco ou nulo. Outros 2% não souberam responder. Lula, no entanto, se beneficia se a eleição incluir os que hoje estão incertos do próprio comparecimento nas urnas. No grupo dos que acham que podem votar, mas não têm certeza (5% do total de eleitores), o petista tem 64% das intenções de voto.

A taxa de abstenção é um fator decisivo em eleições brasileiras. De maneira arredondada, cerca de 70% dos que deixam de votar são eleitores de baixa renda. Ou seja, o grupo demográfico que demonstra simpatia por Lula. Nesse cenário, quanto mais pessoas saírem de casa para votar, melhor é para Lula. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, com recursos do Poder360, por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.500 entrevistas em 301 municípios nas 27 unidades da Federação de 3 a 5 de outubro de 2022. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para um intervalo de confiança de ... um intervalo de confiança de 95%. Registro no TSE: BR-08253/2022.

A divulgação dos resultados é feita em parceria editorial com a TV Cultura. Entre o eleitorado em geral, Lula tem 52% dos votos validos contra 48% de Bolsonaro.

PANORAMA GERAL

 A maioria esmagadora (92%) dos eleitores afirma que “com certeza” vai votar no dia da eleição. Os que podem ir, mas não têm certeza são 5%. Só 2% dos eleitores declaram que não sairão de casa para votar em 30 de outubro e 1% não soube responder.



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem