TECNOLOGIA: Brasileiros de alguns estados já podem baixar RG digital direto no celular. Saiba mais...

foto divulgação

Da redação

No mundo atual, ter que lidar com itens impressos está cada vez mais raro, até você mesmo com relação a dinheiro, deve ter reduzido os valores que andava na carteira devido à simplicidade do Pix, que te “desobriga” de ter que ficar andando com cédula de papel no bolso.

Nesse sentido, até mesmo os documentos pessoais dos brasileiros estão se tornando digitais, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que já pode ser utilizada de forma totalmente digital a partir do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito

No entanto, além da CNH, milhares de brasileiros também podem utilizar a versão digital do Documento de Identidade, popularmente conhecido como RG. Este é um jeito ainda mais prático para não esquecer o seu documento em casa e ter que voltar só para buscar o documento.

RG digital direto no celular

A possibilidade de acessar o RG digitalmente, diz respeito ao atual modelo do Documento de Identidade, e não ao novo modelo que está sendo implementado no país.

Dessa forma, como cada Estado é responsável pela emissão do modelo atual do RG, ou seja, não é um padrão nacional como será o novo documento, cabe aos Estados disponibilizarem a versão digital do documento.

Nesse sentido, atualmente os seguintes Estados do país permitem os cidadãos a emitirem o documento de identidade digitalmente:

São Paulo;

Rio de Janeiro;

Distrito Federal;

Goiás;

Pará;

Alagoas;

Paraíba.

Como acessar a versão digital do RG

Para acessar a versão digital do seu RG, será necessário primeiro conferir na lista anterior se o seu Estado oferece este serviço.

Posteriormente, você deverá procurar na Google Play (Android) ou na Apple Store (iOS), pela versão online do RG mais a sigla do seu Estado, para que seja possível baixar a versão correta.

Ao baixar o aplicativo, o padrão natural é que o cidadão possa escanear o documento original para então conseguir acesso à versão digital do documento.

Tendo escaneado o documento físico, o cidadão então deverá realizar o reconhecimento facial, para garantir sua identidade e pronto, a versão digital já estará disponível.

Com informações da Rede Jornal Contábil

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação. 

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem