OPINIÃO: Em pouco mais de dois meses, entre junho e setembro, Jair Bolsonaro tirou 12 milhões de votos de Lula. Aponta Data Folha

Foto reprodução Uol News (You Tube)

(*) Matheus Leitão

Em pouco mais de dois meses, entre junho e setembro, Jair Bolsonaro tirou 8 pontos percentuais da vantagem que Lula tinha nas intenções de voto, segundo o Datafolha.

Isso representa aproximadamente 12 milhões de votos em 75 dias, confirmaram à coluna dois dos mais importantes especialistas brasileiros em pesquisas.

Ou seja, ao menos aquela frase que vem sendo repetida exaustivamente – a de que o presidente da República vem diminuindo a vantagem, “mas não em tempo suficiente” – começa a se esfarelar.

Neste momento, o que o líder da extrema-direita brasileira precisa é de somente ir ao segundo turno, quando terá mais 28 dias de uma nova eleição.

Mas vamos focar apenas no primeiro turno.

Faltam apenas 23 dias para o 2 de outubro. Nesse ritmo – e não estou dizendo que isso acontecerá, mas seguindo a tendência do que acontece neste segundo semestre -, o atual presidente tiraria mais três pontos percentuais.

É uma aproximação perigosa para o PT, que até outro dia se deitava em berço esplêndido apenas aguardando uma vitória de Lula no primeiro turno.

O líder esquerdista não consegue mais de 50% dos votos válidos há ao menos 10 dias.

Ao divulgar nova rodada nesta sexta-feira, 9, realizada após os atos do dia 7 de setembro, o Datafolha acabou por confirmar o que pesquisas como a Genial/Quaest, Ipespe e Ipec já vinham mostrando.

Mas não só isso.

Reitera que a eleição está apenas começando ou… bem longe de acabar.

(*) Jornalista desde 2000, Matheus Leitão é vencedor de prêmios como Esso e Vladimir Herzog

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem