EDUCAÇÃO: Com muita animação, escolas municipais realizam caminhada pela paz em Juazeiro


 

 

Com o intuito de refletir sobre a cultura da paz, escolas da rede municipal de ensino de Juazeiro, realizaram na manhã desta terça-feira (06), a tradicional caminhada alusiva ao Dia Internacional da Paz, celebrado no mês de setembro. A ação também faz parte do calendário de atividades pedagógicas do município relativas ao 7 de setembro, e recebe todo apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Ao todo, 10 escolas municipais participaram da ocasião, reunindo alunos, familiares, gestores, comunidade escolar e comunidade local.

Alunos das escolas municipais dos bairros Piranga e João XXIII, se uniram na caminhada da paz percorrendo as principais ruas da localidade de Piranga, com o apoio dos agentes da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT). Abordando o tema “A paz no mundo começa em mim”, as escolas participantes foram: Estação do Saber José Carlos Tanuri, Educandário João XXIII, Pedro Raimundo Rego, e as EMEIs Edivânia Santos Cardoso, Nosso Senhor dos Aflitos e Pastor Manoel Marques de Souza.

A ação também aconteceu no bairro Quidé, com percurso na Avenida Nossa Senhora de Nazaré, e contou com as escolas Leopoldina Leal, Dilma Calmon, e EMEI’s Heloísa Helena e Guiomar Lustosa, retratando temas como: importância da leitura, história da cidade de Juazeiro, Independência do Brasil, diversidade, aniversário de 24 anos de municipalização da escola Leopoldina, e projetos educacionais da rede de ensino.

Na ocasião o vereador Jean Gomes esteve presente, junto à a comunidade escolar e local. “O evento contempla os alunos menores da rede de ensino que não participarão do desfile cívico do 7 de setembro. A caminhada da paz foi toda idealizada para contemplar crianças de dois a dez anos de idade, para que eles façam parte da programação comemorativa de independência do Brasil”, comentou Josefa Cristina, gestora da EMEI Pastor Manoel Marques de Souza.

Sandra Brandão, gestora da EMEI Nosso Senhor dos Aflitos, complementou dizendo que “a paz do mundo começa em cada um de nós, e incluir as famílias e comunidade na interação com a programação escolar é fundamental para a construção de um mundo melhor, que já vem sendo construído em Juazeiro através de um novo tempo de trabalho realizado pela gestão da prefeita Suzana Ramos”, falou.

Alegria

Claudenice Lopes, mãe de Cleonice Souza, estudante da Escola Leopoldina Leal, localizada no bairro Quidé, falou sobre a retomada da programação após o período da pandemia da Covid-19. “É uma alegria imensa após dois anos da terrível pandemia que nos assustou muito, poder saudar nossa pátria com esse desfile lindo, através da união das escolas. Esse momento é de muita satisfação para nós familiares. Poder acompanhar nossos filhos novamente participando das programações das escolas, especialmente em uma data tão importante que trouxe para a caminhada a temática da diversidade, ensinando os pequenos desde cedo sobre a importância de respeitar o próximo”, destacou.

Guilherme Souza, estudante da Escola Educandário João XXIII, localizada no bairro Piranga, falou sobre a satisfação de poder participar do evento. “Eu estou muito feliz em participar dessa caminhada que me fez aprender muito sobre a importância da paz no mundo, sem violência, sem bullying, unidos para o bem”, enfatizou.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ e Pedro Angelo/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.comno Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem