INDEPENDENCIA DO BRASIL: Com megaestrutura, desfiles cívicos em Juazeiro lotaram avenidas e emocionaram o público

 

Os 200 anos da Independência do Brasil foram comemorados com muita emoção pelo público que prestigiou o tradicional desfile cívico, nesta quarta-feira (07), em Juazeiro, após dois anos sem comemorações, devido à pandemia da Covid-19. Com as principais avenidas lotadas, a cidade resgatou a forte tradição de ir às ruas e prestigiar mais de 20 apresentações de escolas da cidade, forças armadas e instituições filantrópicas que celebraram o tema “Juazeiro tem história e memórias: um recomeçar em um novo tempo”.

O evento iniciou com o ato solene de hasteamento das bandeiras, no Paço Municipal, que contou com a presença da prefeita Suzana Ramos; do comandante do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina, o coronel Paulo Francisco Mateus; do comandante do Comando de Policiamento da Região Norte da Bahia (CPRN), do coronel Valter Araújo; do comandante da Capitania Fluvial de Juazeiro, o capitão de corveta, Silvio César Rocha; do comandante dos Bombeiros Militares, o major Soares Neto; e do capitão da Força Aérea de Petrolina, Fabio Souza Lima.

Logo após, a chefe do executivo municipal e os representantes das forças armadas e militares seguiram em revista às tropas. A prefeita Suzana Ramos destacou a emoção do momento. “O dia da independência marca todo mundo, é uma emoção natural, nós vemos muitas pessoas na rua, e depois de dois anos de pandemia. É a primeira vez que participo como prefeita do município e a emoção toma conta do meu coração”, frisou a prefeita.

O desfile das forças armadas/militares e instituições filantrópicas (12 ao todo) abriu a programação na avenida, empolgando o público. Bastante esperadas pela população, as 15 escolas da cidade inscritas (nove municipais; cinco estaduais e uma privada) deram um show no circuito – Orla – Avenida Adolfo Viana – Rua Oscar Ribeiro – com apresentações autênticas e que exaltavam a história de Juazeiro, em seus diversos aspectos.

Emocionada, Rosângela Santana prestigiou a programação e destacou que o evento deste ano é “como se fosse um grito de liberdade”, após dois anos sem as comemorações, por causa da pandemia. “Nós estamos aqui agradecendo a Deus. É a emoção de saber que é uma data comemorativa do bicentenário, quando Dom Pedro I deu o grito da independência no rio Ipiranga”, lembrou Rosângela. Ela destacou ainda a receptividade da prefeita à tenda da acessibilidade, na qual ela estava com seu filho. “Estou muito feliz e a recepção da prefeita foi maravilhosa, é uma mulher representando a gente”, enfatizou.

Logística

Mais de 300 profissionais da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) estiveram envolvidos diretamente em toda logística do evento. Distribuídos em 20 equipes estrategicamente posicionadas em pontos-chave do circuito, os colaboradores reforçaram a assistência aos participantes, com oferta frequente de água e atenção às necessidades dos pelotões.

“Esse resultado positivo e que superou as nossas expectativas é fruto de um trabalho coletivo e intersetorial. Fizemos um planejamento cuidadoso, alinhamos conjuntamente as nossas ações e hoje colhemos os frutos. As escolas e demais instituições abrilhantaram essa festa que, com certeza, ficará na história e na memória da cidade”, destacou o coordenador do desfile cívico, Carlos Fabiano de Souza.

Assistência à população

A população também teve à disposição uma gama de serviços ofertados pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes); Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb); Saúde (Sesau); e Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap). As pastas ofertaram diversos serviços de saúde e cidadania para o público que assistiu o evento, por meio de tendas montadas na Praça do Santiago Maior e Rua da 28.

Além disso, telões de led dispostos na Orla Nova e Rua Oscar Ribeiro ampliaram a visibilidade das apresentações para aqueles que não estavam próximos às apresentações. Quem optou por assistir de casa também pôde prestigiar com qualidade o desfile cívico transmitido pelos canais Prefeitura de Juazeiro e Rede Você, no Youtube.

Augusto Jackson de Jesus mora em Ibiassucê (BA),  acompanhou os desfiles pela internet e elogiou as transmissões. “Eu amei assistir o 7 de Setembro pelo canal da Prefeitura de Juazeiro. Morei nessa cidade maravilhosa por seis anos, amava assistir os desfiles.  Hoje, moro em Ibiassucê, e gostaria de parabenizar a gestão atual pela incrível iniciativa de fazer a transmissão do desfile, isso nos conecta com a cidade mesmo estando distante. Obrigado por proporcionar esse momento,  no qual eu sentia saudade”, elogiou o internauta.

Como de costume, o sol forte se fez presente ao longo do período de apresentações, mas não foi empecilho para os espectadores. A Prefeitura de Juazeiro disponibilizou toldos em alguns pontos do circuito, para dar mais comodidade ao público.

A festa continua

Nesta quinta-feira (08), os melhores momentos da festa que reuniu a população nas principais avenidas de Juazeiro, serão exibidos na TV Escola Juazeiro, a partir das 9h, com reprise às 15h. O canal é sintonizado no canal 7.2 da TV aberta.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem