Inclusão social e conscientização são pautas de ação alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência em escola da rede municipal de Juazeiro

Atividades de inclusão social e ações de conscientização marcaram o início da programação em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc). Nesta terça-feira (16), no auditório da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, aconteceu um bate-papo inclusivo com alunos, professores, gestores e famílias, com o tema: “Inclusão começa em mim”

A atividade desenvolvida foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), a Associação dos Autistas do Vale do São Francisco (Aamavasf), o Grupo de Pessoas com Síndromes Raras (Grupo Raros) e, Renan Fonseca, advogado, ativista e autista que tem desenvolvido ações de conscientização acerca da importância de potencializar a aprendizagem de alunos com deficiência, especificamente o autismo.

Na ocasião, Karla Daniele Luz, coordenadora do NAI, Jefferson Braga, professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Rose Rodrigues, presidente da Aamavasf, e Patrícia Bonfim, presidente do Grupo Raros, ministraram a mediação da conversa, abordando a importância da adoção de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, e de sensibilização sobre o direito à cidadania e inclusão social.

O intérprete de Libras, Rafael Soares, esteve presente durante a programação, traduzindo toda comunicação para as pessoas com deficiência auditiva, por meio da Língua Brasileira de Sinais. Também, como recurso de acessibilidade, foi realizada a audiodescrição, permitindo que as pessoas com deficiência visual pudessem conhecer os expositores do evento. O momento também contou com apresentação musical

O professor do AEE, Jefferson Braga, falou sobre o objetivo da ação. “A semana da pessoa com deficiência tem como objetivo desenvolver conteúdos para conscientizar a comunidade escolar e a sociedade em geral, sobre a necessidade do desenvolvimento de políticas públicas específicas para promover a inclusão, combater o preconceito e a discriminação. O intuito é conscientizar a sociedade da importância de conviver, socializar, compreender e mostrar que a pessoa com deficiência pode ocupar todos os espaços”, disse. 

Movimento fortalecido

A gestora da escola, Virna Sarissa, explica que é através de eventos como este, que o movimento pelos direitos das pessoas com deficiência é fortalecido. “A programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é um momento favorável para a construção de instrumentos de conscientização, capazes de favorecer o desenvolvimento de uma visão solidária dos discursos da inclusão escolar. Precisamos propor reflexões que pensem em perspectivas multifacetadas sobre as várias dimensões de  inclusão social enquanto ferramenta sensivelmente capaz de melhorar a qualidade de vida destas pessoas”, contou. 

“É importante contarmos com essas atividades de conscientização social e inclusão, só assim será possível vencer as batalhas do dia a dia da pessoa com deficiência. Sozinha eu não sou capaz de vencer os vários obstáculos existentes, mas com o apoio da escola e da educação, é possível promover a verdadeira transformação”, comentou Ayslane Mairy, mãe de Jorge Alan, criança autista e aluno do 2º ano do Ensino Fundamental I, da Escola Estação do Saber

Uma nova atividade sobre essa temática está programada para acontecer na Escola Estação do Saber na próxima terça-feira (23), às 8h30.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (Lei 13.585/2017) acontece entre os dias 21 a 28 de agosto e tem como objetivo promover o debate sobre inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência.

Texto: Camila Santana – Estagiária sob supervisão da Ascom/PMJ

Fotos: Luan Medrado/PMJ

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem