GEOFONIA: SAAE Juazeiro reduz vazamentos invisíveis com serviço pioneiro na região

Foto: técnico em Hidrometria do SAAE, Wilsom Alves, 

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro é o único do Norte da Bahia a utilizar o Geofone, equipamento que detecta vazamentos não visíveis, com sensor de alta sensibilidade.

O Geofone funciona como um radar sonoro que detecta rompimentos debaixo da terra. O aparelho permite a identificação, pela escuta, de vazamentos de água nas tubulações que ficam enterradas. Quando a água que está com pressão na rede escapa por algum orifício, ela cria vibrações e ruídos característicos, que são identificados pelo Geofone. O equipamento lembra um estetoscópio – instrumento utilizado na área médica e que amplia os sons do corpo.

De acordo com o técnico em Hidrometria do SAAE, Wilsom Alves, o trabalho de geofonamento agiliza a localização de vazamentos ocultos, solucionando possíveis faltas de água provocadas por esse problema, e reduz custos, evitando perdas de água na distribuição. “Quanto antes for detectado um vazamento, mais rápida será a retomada da regularidade do fornecimento de água e menor será a perda de água do sistema”, explica o técnico.

No Brasil, segundo estatísticas do Ministério do Desenvolvimento Regional, a perda física da água potável é 39% da produção. Ou seja, do total da água tratada, 39% nem chega na casa dos consumidores.

Redução do desperdício

De acordo com o diretor do SAAE, Britoaldo Bessa, se de um lado a autarquia tem como finalidade captar, abastecer e oferecer uma água de excelente qualidade, do outro trabalha com um importante sistema preventivo no combate ao desperdício gerado pelos chamados “vazamentos invisíveis” na rede de distribuição de água potável. “Com este serviço conseguimos reduzir em pelo menos 50% as ocorrências de vazamento, hidrômetro parado e até mesmo os chamados gatos. É um serviço essencial e eficaz no combate ao desperdício”, ressaltou Britoaldo.

A população também pode contribuir com a redução das perdas. Ao perceber qualquer vazamento, falta de água ou falta de pressão na rede de distribuição deve-se avisar imediatamente o SAAE pelo telefone 3614-9800.

Welington Alves – Assessora de Imprensa do SAAE

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação..

Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEITORES ONLINE

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas

Marcadores

Seguidores

Arquivo do blog

TM TV

PARCEIROS