ELEIÇÕES 2022: Presidente Jair Bolsonaro lidera corrida presidencial em Goiás. Aponta Paraná Pesquisas:

foto reprodução: Palácio do Planalto

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem liderado a corrida presidencial em Goiás. De acordo com levantamento feito pelo Instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro possui 45,1% das intenções de voto na forma estimulada. Em segundo lugar aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 30,5%.

Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro com 5,5%, na sequência aparecem Simone Tebet (MDB) com 2,1%, Pablo Marçal (PROS) com 1,4%, André Janones (Avante) com 0,8% e Vera Lúcia (PSTU) com 0,6%. Além deles, foram citados Roberto Jefferson (PTB) com 0,4%, Leonardo Péricles (UP) com 0,2% e Eymael (PDC) com 0,1%. 

Na forma de levantamento, Bolsonaro abriu vantagem na disputa desde o último levantamento em junho de 2022. O presidente saltou de 42,4% para os 45,1%. Lula recuou de 32,1% para 30,5%, assim como Ciro Gomes que passou de 6,0% para 5,5%. 

No cenário espontâneo, Bolsonaro surge com 29,3%, Lula com 19,4% e Ciro Gomes com 1,4%. Pablo Marçal foi citado por 0,6%, Simone Tebet a 0,6% e Eymael com 0,1%. Já Vera Lúcia neste formato foi citada por 0,1% e outros nomes com o mesmo percentual. Não sabem ou não responderam foram 41,7% e Branco ou Nulo com 6,8%. 

Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1540 eleitores, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade e renda domiciliar mensal. O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais em 58 municípios entre os dias 03 a 07 de agosto de 2022, sendo auditadas simultaneamente à sua realização, 20,0% das entrevistas.

Tal amostra representativa do Estado de Goiás atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 2,5 pontos percentuais para os resultados gerais. Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 5 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. 

Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/22.

Com informações do BN

Para ler mais acesse, www: professortacianomedrado.com  / Siga o blog do professorTM/EJ  no Facebook, e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação..

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem